Cresce número de doações de órgãos e transplantes no Estado

Aumento é resultado da agilidade na captação e do trabalho dos médicos

qui, 06/08/2009 - 18h55 | Do Portal do Governo

Balanço da Central de Transplantes, da Secretaria da Saúde aponta que no primeiro semestre deste ano houve 352 doações no Estado de São Paulo contra 215 no mesmo período de 2008, aumento de 63,7%. O número de transplantes também cresceu e chegou a 54,3% no primeiro semestre, em comparação com os seis meses iniciais do ano passado. De janeiro a junho de 2009, houve no Estado 55 cirurgias de coração, 60 de pâncreas, 560 de rim, 295 de fígado e 13 de pulmão. Já no primeiro semestre de 2008 foram contabilizados 36 transplantes de coração, 47 de pâncreas, 344 de rim, 189 de fígado e 13 de pulmão.

O resultado é fruto do aprimoramento da captação nos hospitais e implantação de novo projeto que criou coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista. A função desses profissionais é identificar potenciais pacientes doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.

Batizado de Doar São Paulo, o projeto garante remuneração extra de aproximadamente R$ 4 mil por mês aos médicos indicados pela direção dos hospitais e treinados pela secretaria. Os coordenadores, que já eram funcionários das unidades, são em geral médicos intensivistas ou neurologistas, selecionados por bom relacionamento com os demais profissionais e conhecimento das rotinas hospitalares.

Aprimoramento

O papel dos coordenadores intra-hospitalares é realizar visitas diárias a setores como UTIs, terapias semi-intensivas, recuperação pós-anestésica, prontos-socorros, para verificar a existência de pacientes com suspeita de morte encefálica, condição essencial para a doação, conversar com os chefes de equipe e auxiliar na abertura de protocolos para a comprovação do óbito.

A cada notificação de potencial doador realizada pelo hospital participante do projeto, uma mensagem é enviada automaticamente ao telefone celular do médico da Central de Transplantes responsável, que acompanha toda a situação. Os coordenadores monitoram a realização dos exames clínicos e gráfico para constatação da morte encefálica, mantêm contatos regulares com as Organizações de Procura de Órgãos e a Central de Transplantes e preenchem um relatório para cada notificação de potencial doador.

Todos os meses eles participam de reunião com representantes da secretaria para discutir medidas que visem ao aprimoramento do trabalho. “Esse projeto representa um avanço na busca incessante pela ampliação do número de pacientes beneficiados por um transplante no Estado. Os coordenadores intra-hospitalares certamente irão auxiliar a secretaria na viabilização de um número cada vez maior de doadores”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

A lista de hospitais participantes do Programa Doar São Paulo pode ser encontrada no site da Secretaria da Saúde.

Do Diário Oficial