Campanha fotográfica revelará influência africana no cotidiano brasileiro

Com curadoria de Walter Firmo, “África em Nós” recebe trabalhos até dia 15 de setembro

ter, 09/06/2009 - 18h37 | Do Portal do Governo

Nesta terça, 9, no Museu Afro Brasil, a Secretaria da Cultura lança a campanha fotográfica África em Nós. Aberta a fotógrafos amadores, profissionais e estudantes, a ação, que terá curadoria do fotógrafo Walter Firmo, convoca a população paulista a mostrar por intermédio da fotografia a influência africana no cotidiano do povo brasileiro.

As 100 melhores imagens, escolhidas por uma comissão julgadora liderada pelo premiado fotógrafo, serão publicadas em um livro e integrarão uma exposição da programação cultural do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. Para o Secretário da Cultura, João Sayad, a ação vai valorizar a importância da herança africana para os brasileiros. “Ao enviar suas fotos, os participantes vão demonstrar como essa cultura está presente e faz parte do nosso dia-a-dia”, afirma.

Serão aceitas imagens em qualquer formato, tamanho e mídia entre 9 de junho a 15 de setembro. Cada participante pode mandar até 10 fotos para o site www.africaemnos.com.br, junto com o termo de autorização de uso de imagem. As fotos em papel devem ser encaminhadas para a Caixa Postal 13888, CEP: 01216-970, São Paulo/SP.

As imagens ficarão expostas no site da campanha e, após o encerramento do prazo, serão avaliadas pela equipe da curadoria, com apoio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura. As fotos serão selecionadas por critérios como concordância com o tema definido na campanha; criatividade; originalidade; estética; qualidade fotográfica (técnica); relevância da mensagem de prevenção e qualidade informativa.

“Esta é a chance de mostrarmos toda a nossa diversidade, valorizar a nossa herança africana e todas as outras que hoje estão junto a ela”, afirma Leandro Rosa, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria. “Acho que esta campanha é um grande exercício, e esperamos receber cerca de 50 mil fotos”, diz.

Outra novidade na campanha 2009 é a proposta de interatividade. O site vai apresentar novidades e funcionalidades ao longo da ação. Ao entrar na página, o internauta poderá se atualizar sobre a campanha e conferir notícias sobre Brasil e África no “Blog Baobá”. A campanha ainda será divulgada nas comunidades sociais como Twitter, Orkut, Flicker entre outros.

Também serão espalhados 30 mil cartazes com fotos de autoria de Walter Firmo, além de 200 mil folders trazendo o regulamento da campanha e a ficha de inscrição como reforço da campanha. As peças serão distribuídas em museus, estações do Metrô e da CPTM, agências do Poupatempo, da Sabesp, Secretarias da Saúde, da Fazenda e Educação, EMTU, unidades do PROCON, além de agências da Nossa Caixa e do Acessa SP.

“Participar da campanha significa semear aquilo que o meu trabalho mostrou ao longo desses anos, que nada mais é do que apresentar a África no Brasil”, diz Walter Firmo. Para ele, todos os brasileiros são marcados pela africanidade: seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. “Cada um tem uma África dentro de si. E o mais importante é que todos podem participar dessa campanha, independente da cor dos olhos ou do quanto liso é o seu cabelo. Buscamos o congraçamento, a aglutinação de todos os brasileiros em torno do tema”, finaliza o fotógrafo.

Mês da Consciência Negra

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, realiza, desde 2007, em novembro, o Mês da Consciência Negra. Todas as ações compõem uma vasta programação cultural em como objetivo promover uma reflexão sobre as relações raciais na cultura paulista.

Entre as ações previstas para 2009, está o lançamento do livro com as imagens selecionadas durante a campanha África em Nós e a exposição com as fotos vencedoras. “Queremos mostrar quanto os sinais africanos estão nos nossos gestos, fala, nomes, cabelos, pele e feição”, diz Leandro Rosa.

Para marcar a data de 20 de novembro, está prevista ainda a realização de um grande show na Praça da Sé, com a presença de artistas e personalidades da cultura afro-brasileira e o 3º Encontro Paulista de Hip Hop que vai incluir música, dança, poesia e grafite.

Serviço

Museu Afro Brasileiro
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo / SP
Telefones: (11) 5579-8542 / 7716 / 6399