Alunos com necessidades especiais terão transporte escolar

Projeto piloto atenderá estudantes autistas e portadores de mobilidade reduzida

ter, 07/07/2009 - 19h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação assinou nesta terça-feira, 7, um convênio de R$ 12 milhões com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), para a criação do Serviço de Transporte Conveniado – “Ligado”. O novo serviço vai ampliar a acessibilidade dos alunos com necessidades especiais das escolas da rede pública estadual e instituições parceiras, que mantêm convênios com o Governo por meio da Secretaria da Educação.

Pela parceria, fica definido que o recurso será repassado pela Secretaria para que a EMTU assegure o atendimento de transporte escolar aos alunos com necessidades especiais e tome as providências necessárias para a adequação e manutenção dos veículos. Serão beneficiados alunos da Capital e Grande São Paulo.

A partir de agosto, a EMTU oferecerá 52 veículos para o percurso entre a casa e a escola e vice-versa. O convênio estabelece que, nos casos em que o aluno necessitar ser transportado com acompanhante, será necessária indicação médica.

Transporte de qualidade

Na fase inicial, serão priorizados alunos da rede estadual, da Associação de Amigos do Autista (AMA) e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo.

A EMTU também vai capacitar os motoristas dos carros para atender de maneira adequada os alunos com deficiências. Cada veículo contará ainda com um monitor escolhido pela Secretaria para acompanhar o trajeto.

“Estamos destinando um investimento significativo para garantir transporte seguro e de qualidade aos alunos portadores de necessidades especiais”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. 

Política de acessibilidade 

O convênio firmado com a Secretaria da Educação vem ao encontro da política de acessibilidade da EMTU/SP, que conta com vários serviços e projetos para propiciar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida transporte e deslocamentos seguros e eficientes.

O processo de concessão das linhas intermunicipais metropolitanas na Região Metropolitana de São Paulo viabilizou um aumento substancial de ônibus adaptados para as pessoas com deficiência, uma exigência do edital na concorrência pública que também será feita da região do ABC e nas Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas. 

Em São Paulo, já operam mais de 1.000 ônibus adaptados para transportar as pessoas com deficiência, o equivalente a 21% do total de veículos do transporte metropolitano.