Acordo vai viabilizar a construção de 13 mil moradias no Estado

Serão beneficiadas famílias com rendimentos até 3 salários mínimos

sex, 18/09/2009 - 18h39 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado da Habitação e Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl e o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal Jorge Hereda, assinaram sexta-feira, 18, em São Paulo o Acordo de Cooperação e Parceria para viabilizar a construção de 13 mil moradias populares por meio do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Serão beneficiadas famílias com rendimentos de 0 a 3 salários mínimos, nas cidades com mais de 50 mil habitantes, e prioritariamente nas regiões metropolitanas e nos municípios com mais de 100 mil. O acordo é o resultado da parceria iniciada no último mês de abril entre os governo paulista e o Ministério das Cidades, quando ocorreu a adesão ao PMCMV.

Durante esse período, foram desenvolvidos diversos estudos e promovidas reuniões entre técnicos do banco, da CDHU e da Secretaria da Habitação para viabilizar o acordo e promover a construção de moradias para a população de baixa renda no estado de São Paulo.

As primeiras moradias terão a construção iniciada a partir dos próximos 30 dias, na Região Metropolitana de São Paulo, uma vez que já foram licitadas pela CDHU. Equipes da Caixa, da CDHU e da Secretaria de Habitação estão trabalhando nos procedimentos que preparam a licitação das demais moradias.

O acordo estabelece que a CDHU e a Secretaria de Habitação aportarão recursos para complementar o valor exigido para a construção dentro dos padrões atualmente adotados no Estado de São Paulo. A demanda que será atendida neste primeiro lote de moradias será definida pela Secretaria de Estado da Habitação, CDHU e prefeituras municipais, dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades para o PMCMV.

Segundo os representantes da Caixa e do Governo Estadual, o documento prevê a ampliação do número de unidades que beneficiarão famílias no âmbito PMCMV no Estado de São Paulo.

Da CDHU