Os postos do programa Acessa São Paulo, instalados nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), registraram cerca de 190 mil atendimentos para uso gratuito da internet entre janeiro e julho deste ano. A unidade da Estação Barra Funda alcançou o maior número de atendimentos no período – mais de 44 mil. Lançado em 2000, o Acessa São Paulo é vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerenciado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
Cerca de 120 microcomputadores foram colocados à disposição dos usuários da CPTM nos postos das estações Barra Funda, Brás, Dom Bosco, Itaim Paulista, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Piqueri, São Miguel, Socorro e Tatuapé. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nas estações Brás, Tatuapé e Barra Funda, onde ficam abertos das 9h às 21h. Os usuários podem usar a internet para fazer pesquisas escolares e acadêmicas, elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, obter boletos bancários de contas a pagar, entre outros serviços. No ano passado, 356 mil pessoas utilizaram o serviço.
O Acessa São Paulo começou a funcionar em estações da CPTM em agosto de 2005. Ao oferecer o serviço, as secretarias de Gestão Pública e dos Transportes Metropolitanos buscam contribuir para a inclusão digital das populações de baixa renda que utilizam a rede ferroviária. Cada pessoa tem direito a 30 minutos de navegação. Para utilizar os postos, é necessária a apresentação do RG. Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.
Da Imprensa Oficial