88% dos paulistas concordam com lei antifumo

Maioria dos entrevistados acredita que não fumantes são tão prejudicados quanto os que fumam

sex, 08/05/2009 - 12h55 | Do Portal do Governo

Pesquisa telefônica realizada pelo Governo do Estado de São Paulo no mês de abril com mil entrevistados representando a população adulta do Estado revela que 88% aprovam a nova lei antifumo, sancionada nesta quinta-feira, 7, pelo governador José Serra. A lei proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo.

Somente 1% dos entrevistados acredita que o fumo deveria ser totalmente liberado em ambientes deste tipo. 55% não toleram fumantes em ambientes fechados e apenas 11% não se incomodam.

Além da aprovação da população, a pesquisa comprovou que a maioria dos cidadãos, 83%, tem conhecimento das doenças causadas pelo fumo, que estão entre as que mais provocam despesas com tratamento pelo poder público. O conhecimento destas doenças implica diretamente em outra resposta, também da maioria dos entrevistados: os que não fumam têm a saúde tão prejudicada quanto os fumantes. Dentre os abordados, 66% defendem este opinião.

A pesquisa também mostrou que a proposta foi bem divulgada – 86% dos entrevistados tinham conhecimento da aprovação.  A grande maioria, 90%, declarou que Serra propôs a nova lei com o objetivo de preservar a saúde da população.

São Paulo acaba agora com os fumódromos e se alinha às tendências internacionais de combate aos males causados pelo tabagismo, especialmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Paris, Nova York e Buenos Aires já adotaram medidas similares de restrição ao fumo para promoção de ambientes livres da poluição pela fumaça do cigarro. A restrição adotada pelo Estado de São Paulo está em harmonia com o previsto em convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o controle do tabaco.

As sanções poderão ser aplicadas pela Vigilância Sanitária e Procon, atingindo exclusivamente os estabelecimentos que descumprirem a nova lei. Não haverá fiscalização e nem penalidades aos fumantes. A Secretaria da Saúde irá criar um canal para denúncias da população sobre locais que infringirem a legislação. Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão advertir os fumantes e afixar avisos sobre a proibição em locais visíveis.