Patinadora beneficiada pelo Governo de SP compete em Campeonato Mundial na Argentina

A paulista Isabella Costa Latorre, de 18 anos, concorre nas categorias livre, dança e quarteto; atleta é bolsista desde o fim de 2022

ter, 13/06/2023 - 18h50 | Do Portal do Governo

Incentivada pelos pais, Isabella Costa Latorre, conhecida como Isa Latorre, descobriu a patinação aos 5 anos. Desde então, ingressou em um centro de treinamento e hoje, aos 18 anos, integra a equipe da seleção brasileira que irá competir no Mundial de Patinação, que ocorrerá na Argentina entre os dias 13 e 18 de junho. Isa Latorre irá competir nas categorias de livre, dança e quarteto.

No currículo da atleta, já constam medalhas de Campeã Sul-Americana de Figuras, Campeã Sul-Americana de Quarteto Sênior, Campeã Brasileira de Dança Júnior, Campeã Brasileira de Figuras Júnior e Vice-Campeã Brasileira de Livre Júnior.

Desde o final do ano passado, Isa Latorre tem sido beneficiada pela Bolsa Talento Esportivo, concedida pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Esportes. Ela conta que descobriu o programa por meio de um anúncio em uma rede social.

Isa explica que o auxílio tem sido fundamental para continuar praticando o esporte: “É um recurso extremamente importante para ajudar nos custos da patinação, como passagens para os campeonatos e taxas de inscrição”. Ela acrescenta: “As bolsas são de extrema importância, pois nos dão espaço e incentivo como atletas, proporcionando a oportunidade de fazer o que amamos e evoluir”.

Isa Latorre treina de terça a domingo, no Saldanha da Gama, em Santos. Ela realiza treinos em dois períodos, de manhã e à tarde, e às vezes estende suas sessões de treinamento até à noite. A atleta revelou que sempre sonhou em participar do Mundial e está muito feliz com a oportunidade: “Desde sempre, meu sonho foi ser convocada para o Mundial, e é surreal ver que as coisas estão caminhando para isso”.

Bolsa Talento Esportivo

A Bolsa Talento Esportivo, da Secretaria Estadual de Esportes, visa ampliar o alcance e incentivar o desporto. O benefício consiste na concessão de apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. O objetivo é que os beneficiados tenham condições de aprimoramento, podendo melhorar sua performance para representar o Estado de São Paulo e o Brasil em competições nacionais e internacionais.

O apoio financeiro pode variar de R$ 415 a R$ 2.490 mensais, de acordo com a idade e a categoria. Atualmente, 543 atletas são beneficiados com o auxílio. As diferenças de valores dentro de uma categoria são definidas por mérito esportivo e tempo do atleta dentro do Programa.

Os pretendentes ao Bolsa Talento devem se inscrever ao projeto. Os pedidos são avaliados por uma Comissão de Análise designada pelo Secretário de Esportes.