Obras viabilizadas pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito são entregues

Bauru e Presidente Prudente são exemplos de cidades beneficiadas pelos convênios com o programa do Governo de São Paulo

qua, 10/04/2019 - 13h48 | Do Portal do Governo

A segurança no trânsito é uma das prioridades do Governo de São Paulo, que promove uma série de ações por meio de convênios com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Mais de 220 cidades, entre elas Bauru e Presidente Prudente, são beneficiadas com recursos para intervenções em ruas e avenidas, incluindo melhorias na sinalização, recapeamento de asfalto e construção de acessos, além de ações de fiscalização e educação para o trânsito. Atualmente, 8.200 projetos já são viabilizados por recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP.

Os convênios com o Movimento Paulista já beneficiam 91% da população do Estado, com projetos que impactam positivamente o cotidiano de quem mora nas cidades parceiras. Bauru é um dos exemplos. Com mais de R$ 1,5 milhão em recursos, investe na realização de 378 projetos.

No primeiro trimestre deste ano, os pedestres foram a prioridade. O município executou obras de recape e pintura de faixas em diversos cruzamentos da cidade. De acordo com o plano de ação do convênio, está prevista a execução de 17.698,14 m² de recape e 6.591,57 m² de pintura termoplástica extrudada em trechos considerados como relevantes para proteção do pedestre.

Já Presidente Prudente investiu em temporizadores para semáforos. As principais vias da cidade foram contempladas com os dispositivos, que propicia mais segurança nos cruzamentos para veículos e pedestres. O convênio da cidade com o Governo de São Paulo prevê R$ 1 milhão em recursos para viabilizar 42 intervenções e ações educativas.

Infosiga SP

Todos os projetos contemplados pelos convênios têm algo em comum: são baseados nas estatísticas do Infosiga SP, sistema criado e gerenciado pelo Movimento Paulista. Dados de fatalidades e mapas de calor com as localidades que concentram os acidentes de trânsito. Dessa forma, é possível ampliar a base de informações dos municípios, trazendo estatísticas que mostram com precisão o local das ocorrências, permitindo assim intervenções “cirúrgicas” e projetos mais eficazes.

Divulgado mensalmente, o Infosiga SP já é a principal referência em dados sobre acidentes de trânsito no Estado. E uma boa notícia foi divulgada neste trimestre. Fevereiro foi o mês com o menor número de fatalidades desde o início da série histórica, em 2015.

Capacitações

Outra frente de atuação do programação é a capacitação do corpo técnico dos municípios. Somente no primeiro trimestre, dois cursos a distância foram realizados. O primeiro tem como foco o transporte de crianças e foi realizado em parceria com a ONG Criança Segura. Já a gestão da segurança viária foi tema de treinamento promovido em parceria com a Escola Pública de Trânsito e Detran.SP. Ao todo, cerca de 200 técnicos e gestores de trânsito participaram dos cursos.

O Movimento Paulista segue com o desenvolvimento de novos convênios e projetos para gerar reduções nos índices e, acima de tudo, salvar vidas no trânsito.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Fazenda e Planejamento e Desenvolvimento Econômico.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado. O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil e conta com o apoio de empresas privadas.

 

Assessoria de Comunicação
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
(11) 2193-6811
segurancanotransito@sp.gov.br