Obras do Governo de SP vão levar água tratada, saneamento e drenagem a São Sebastião

Serviços da Sabesp e construção de túnel para escoar água da chuva vão auxiliar população no bairro Baleia Verde

sex, 04/08/2023 - 18h08 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez desde que o bairro da Baleia Verde se formou em São Sebastião, em 1998, o Governo de São Paulo executa uma obra eficaz de drenagem contra o problema de represamento de água da chuva na localidade. Os moradores da região vão passar a contar com serviços regulares de abastecimento de água e saneamento da Sabesp.

Quando a Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rêgo foi construída, nas décadas de 1970 e 1980, a pista ficou acima do nível do solo na região. Por isso, acaba funcionando como um dique e facilita a ocorrência de alagamentos durante a ocorrência de chuvas volumosas.

Para resolver esse problema e garantir o escoamento da água da chuva em todo o bairro, o governo de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), vai construir um bueiro cuja vazão leva em consideração as características específicas da chuva na região: intensidade, duração e período de retorno.

De acordo com a Diretoria de Planejamento do órgão, foi feito um cálculo de dimensionamento de uma chuva padrão de verão na região, levando em conta o histórico dos últimos anos, para que se chegasse ao novo diâmetro. O novo bueiro vai ser 75% maior do que o antigo existente na região, que não era suficiente para dar vazão à água e acabava produzindo um efeito reverso

O projeto do DER usa um método não destrutivo e, por isso, mais econômico e que não atrapalha o fluxo da rodovia e nem das passagens de pedestres. O modelo já é utilizado em obras de drenagem.

Ainda segundo a diretoria, a obra é uma solução localizada e imediata na área de reassentamento da Baleia Verde, onde estão sendo construídas as moradias permanentes para os atingidos pelas chuvas de fevereiro. Outros órgãos do governo do estado e da prefeitura farão, ainda, um estudo para a realização de macrodrenagem de todo o bairro da Baleia.

Regularização de água e esgoto

A região também vai receber, pela primeira vez, serviços regulares de abastecimento de água e tratamento de esgoto da Sabesp. Neste mês, a companhia concluiu 33% das obras de implantação da rede de água nos bairros da Baleia, Sahy e Camburi iniciadas em abril. Os três bairros foram atingidos pelas chuvas do início do ano.

De acordo com a Sabesp, foram implantados cerca de 29 mil metros de redes de água só na região da Vila Sahy e Baleia Verde. Os investimentos de R$ 29 milhões vão beneficiar 30 mil pessoas e se unem aos esforços do Governo de São Paulo para reconstruir a região.

A previsão é que todo o sistema seja concluído em dezembro. De acordo com Sabesp, as obras vão aumentar o índice de cobertura de abastecimento de água em São Sebastião para 95%.

Enquanto as obras não são concluídas, a Sabesp garantiu o fornecimento de água potável por meio da instalação de caixas-d’água e um caminhão-tanque mantido desde fevereiro na região. A companhia trabalha para que, até dezembro, o sistema de abastecimento esteja pronto e em operação para atender os 6 mil imóveis da região.

As obras da Sabesp e do DER são complementares e avançam conforme o cronograma das construções da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que levanta 518 apartamentos e casas na região da Baleia Verde.