Nova sede do Arquivo Público completa cinco anos

Edificação do Arquivo do Estado foi construída especialmente para guarda de acervos

seg, 19/06/2017 - 19h22 | Do Portal do Governo

Reconhecido como o mais moderno arquivo público do Brasil, a nova sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) completa cinco anos no próximo dia 18. Para abrigar um patrimônio documental que registra a história de São Paulo e do Brasil desde o século XVI, em 2012 era inaugurado pelo governo estadual o novo prédio da instituição, pensado exclusivamente para a guarda de acervos.

Com investimento de aproximadamente R$ 90 milhões, a obra incluiu reforma dos prédios antigos, ampliação das instalações e construção do primeiro edifício especialmente projetado para arquivos de grande porte. Com um total de 23 mil metros quadrados de área construída, o prédio possui dez andares, sendo cinco com pé-direito duplo destinados exclusivamente para a reserva técnica – área onde está localizada toda a documentação permanente sob guarda do APESP.

O prédio possui estrutura em concreto recoberto por placas térmicas (cerca de 20 cm de isolante térmico na parte externa) que impedem a insolação, prevenindo aquecimento e economizando gastos com climatização. A edificação não possui janelas e sua estrutura é extremamente reforçada para receber grande quantidade de massa documental, suportando duas toneladas e meia por metro quadrado de peso (2.500 kg/m²), bem acima de qualquer edifício residencial e comercial de área semelhante.

A diretora Norma Cassares, do Núcleo de Conservação do APESP, explica que luz, calor e umidade são fatores que danificam o acervo. “Nestes cinco andares de reserva técnica não passam rede hidráulica, evitando assim umidade. Também não há janelas, impedindo que entre ar externo e luz, fatores que aceleram o envelhecimento do documento”, explica Norma.

As instalações do Arquivo Público possuem moderno sistema de vigilância com câmeras e controle de acesso biométrico (leitura digital), onde só entram funcionários autorizados. Conta ainda com sistema automatizado de sprinklers secos à base de água, para combate a incêndios. Na parte externa do prédio há um reservatório com 1 milhão e 600 mil litros de água que alimentam o sistema de ar condicionado e também para uso em caso de incêndio.

Serviço

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 596 (ao lado da estação Portuguesa-Tietê do Metrô) – Santana – São Paulo/SP

(11) 2089-8100

Núcleo de Comunicação
Arquivo Público do Estado de São Paulo
(11) 2089-8124 | 2089-8182
comunicacao@arquivoestado.sp.gov.br