Investimento com publicidade do Governo de SP cai 73,8% de 2009 a 2020

Redução reflete otimização nos gastos dos recursos públicos

qui, 28/10/2021 - 13h59 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo reduziu em 73,8% o orçamento para publicidade de 2009 em comparação com o ano passado. Em 2009, foram destinados R$ 597 milhões, em recursos corrigidos pelo IPCA, para essa área, enquanto que em 2020 esse valor foi de R$ 156 milhões, também com correção pela inflação. Essa redução reflete a otimização nos gastos dos recursos públicos para os serviços de comunicação do Governo de SP.

Em 2020 e 2021, as campanhas publicitárias foram fundamentais na garantia da adesão em massa da população para as medidas sanitárias adotadas no combate ao COVID-19 como uso de álcool gel, máscaras de proteção e do isolamento social.

As campanhas também ajudaram na disseminação da importância da vacinação no combate à pandemia, tanto que no dia 25 de outubro o Estado atingiu 100% da população adulta imunizada com pelo menos uma dose. Atualmente São Paulo obtém índice de vacinação superior ao dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

São Paulo continua atuando com publicidades pedagógicas como forma de combate às fake news e também para orientação da população.

Um exemplo foi a campanha lançada em março com objetivo de incentivar o pré-cadastro para a vacinação contra Covid-19, medida que agiliza o atendimento no dia da imunização e evitar aglomerações. O vídeo de alguns segundos busca conscientizar a população sobre a facilidade de preencher os dados no site “Vacina Já”. A peça trazia palavras de incentivo como: “é muito fácil”, “tem passo a passo”, “não tem erro”, “eu fiz sozinho”, “se precisar, pede para alguém ajudar”, “seu cadastro é importante”. No fim ela reforçava que a vacina salva vidas e reforçava as medidas de prevenção, como distanciamento social e uso de máscara.