Governo reforça união entre poder público e setor privado

Em lançamento de Frente Parlamentar da Alesp, governador destaca ações prioritárias da gestão para atrair investimentos e gerar empregos

qua, 07/06/2023 - 14h39 | Do Portal do Governo

 

O governador Tarcísio de Freitas reforçou a união de esforços entre o poder público e o setor privado para alavancar a atração de investimentos e a geração de empregos em todas as regiões paulistas. Nesta quarta-feira (7), o Palácio dos Bandeirantes recebeu a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Nós temos desafios sociais e a gente só vai conseguir cumprir esta agenda se promovermos o desenvolvimento econômico. Porque desenvolvimento econômico e social são indissociáveis, eles precisam caminhar juntos, então a gente vê com muita alegria a criação dessa Frente Parlamentar. O Governo de São Paulo e a Assembleia Legislativa têm trabalhado juntos nas agendas que são importantes para o estado. É uma iniciativa bem-vinda e que está congregando lideranças de todos os setores da nossa economia”, disse Tarcísio.

A cerimônia teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, dos secretários de Estado Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Gilberto Kassab, (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), do senador Marcos Pontes, parlamentares, prefeitos e líderes de entidades da indústria, comércio e serviços.

Coordenada pela deputada estadual Carla Morando, a Frente Parlamentar reúne 30 integrantes – cinco efetivos e 25 membros apoiadores – para ampliar o diálogo entre o poder público e representantes do setor privado para fomento do desenvolvimento econômico, da indústria, do comércio e dos serviços em São Paulo.

“A Frente Parlamentar vai funcionar por meio de reuniões, debates e audiências públicas visando a identificação dos pleitos de cada um dos setores econômicos de São Paulo. Vamos promover o diálogo entre parlamentares e representantes do Governo do Estado, indústria, comércio, serviços e sociedade em geral”, disse a deputada.

A Frente Parlamentar está comprometida a trabalhar pela aprovação de propostas que facilitem o empreendedorismo e a desburocratização normativa e tributária das atividades produtivas em São Paulo. O grupo também vai acompanhar e sugerir aprimoramentos das políticas públicas do Governo do Estado para o desenvolvimento econômico paulista.

Prioridade de gestão

O governador destacou que a agenda de incentivo ao setor produtivo e a iniciativa privada é prioritária para a gestão estadual. Além dos eixos de ações da administração estadual, Tarcísio listou resultados expressivos da economia e do emprego em São Paulo ao longo de 2023.

Neste ano, São Paulo registrou o aumento do PIB paulista de 2,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022, a criação de 384 mil novas empresas e o superávit de US$ 6 bilhões nas exportações do agronegócio de janeiro a abril. O estado registrou também 55 mil novas vagas formais de trabalho somente em abril.

“Temos que promover o desenvolvimento econômico se a gente quiser fazer justiça social. E esse desenvolvimento econômico vai se dar pelo acionamento de algumas alavancas. Nós temos que tratar da oferta de energia, oferta de crédito, questões tributárias, investimento em infraestrutura, capacitação profissional e digitalização. Nós estamos cumprindo, estamos seguindo este caminho em cada um dos pontos, todos os dias”, resumiu o governador.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/governosp/albums/72177720308881586
Áudio: https://soundcloud.com/governosp/disc…