Governo de SP vai capacitar micro, pequenas e médias empresas que querem exportar

Programa da InvestSP é gratuito, com aulas online e voltado para empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor

qui, 25/05/2023 - 15h46 | Do Portal do Governo

 

O Governo de São Paulo vai selecionar e capacitar, gratuitamente, 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, a agência paulista de promoção de investimentos, o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação) está com inscrições abertas até 21 de julho. Empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP.

O programa já capacitou cerca de 700 empresas, número que pode chegar a mil até o fim do ano. Em média uma, de cada cinco, consegue exportar antes mesmo do fim do treinamento, que tem duração de quatro meses e é 100% online. Depois, os empreendedores ainda são acompanhados por especialistas por até dois anos. Entre os objetivos está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e podem ter várias fontes de receita.

“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

O Exporta SP conta com aulas coletivas com representantes da InvestSP e da FIA (Fundação Instituto de Administração), além de mentorias individuais, momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista. A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.

“Os pequenos negócios são responsáveis por oito, de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à nossa missão de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.

A maior parte dos participantes atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário. A seleção é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional. Para mais informações, visite o site da agência ou entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP:

 

Site: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/