Governo de SP entrega 61 viaturas em formatura de oficiais bombeiros em Franco da Rocha

27 tenentes da PM se formaram no curso de bombeiros; investimento estadual em novos veículos é de R$ 93,5 milhões

qua, 07/06/2023 - 17h03 | Do Portal do Governo

O governador Tarcísio de Freitas entregou 61 viaturas ao Corpo de Bombeiros durante a formatura de 27 tenentes da PM no curso de bombeiros para oficiais nesta quarta-feira (7), no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

A cerimônia foi realizada na Escola Superior de Bombeiros “Coronel Paulo Marques Pereira”, e o investimento da gestão estadual na aquisição dos veículos alcançou R$ 93,5 milhões.

“Estamos celebrando a entrega de vários equipamentos que vão ajudar no dia a dia da instituição para melhor cumprimento das suas atividades e funções. Mas, sobretudo, estamos celebrando a formação desses 27 novos oficiais que estarão servindo ao nosso estado”, afirmou Tarcísio de Freitas.

“A história do Corpo de Bombeiros é uma história de heroísmo, de entrega, de suor e de esforço. O Corpo de Bombeiros é sem dúvida uma das instituições que a sociedade mais confia, e não é por acaso. Está presente na vida das pessoas em todos os lugares. Seja prestando auxílio, seja salvando vidas. Vocês contribuem muito para o Estado de São Paulo”, completou o governador. A solenidade também teve a participação do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Os 61 veículos serão usados em combate a incêndios e ações de resgate em todas as regiões do estado. A frota do Corpo de Bombeiros está sendo reforçada com 37 Auto Bombas Salvamento, quatro Auto Salvamento Especiais, 18 Auto Tanques, uma Auto Bomba Salvamento Resgate e uma Auto Bomba Leve.

Já a turma que concluiu o Curso de Formação de Bombeiros nesta quarta reúne 24 oficiais homens e três mulheres. Com duração de um ano, a capacitação permite que tenentes da PM atuem como bombeiros.

Os alunos receberam treinamento de combate de incêndio, técnicas de salvamento terrestre, em alturas e aquático, atendimento a incidentes com produtos perigosos, resgates e atuação em emergências, entre outras especialidades.

O Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite fez menção ao trabalho de capacitação desenvolvido pela Escola Superior de Bombeiros. “O povo paulista espera que o conhecimento adquirido nessa escola de formação se traduza em mais segurança para todos. E que as técnicas aqui aprendidas se traduzam em responsabilidade e que grandes feitos possam ser realizados e milhões de pessoas possam ser beneficiadas pelo trabalho da Secretaria de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou o secretário.

Referência continental

Em funcionamento desde 1964, a Escola Superior dos Bombeiros é referência na disseminação de conhecimento em prevenção e combate a incêndios e emergências. A unidade em Franco da Rocha recebe profissionais de vários países e é considerado o maior centro de treinamento de bombeiros da América Latina.

A escola conta com cerca de 220 professores que se dividem em sete departamentos de ensino: produtos perigosos, resgate, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, combate a incêndio e educação física. Mais de 2 mil bombeiros recebem treinamento na unidade a cada ano.