Governo de SP atualiza ranking de cidades que mais vacinam contra o coronavírus

Lista é composta por cidades com mais de 100 mil habitantes; dados municipais auxiliam a busca de soluções para uniformizar a imunização 

seg, 22/02/2021 - 13h48 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria apresentou nesta segunda-feira (22) a atualização do ranking que indica as dez cidades do estado mais avançadas na vacinação contra o coronavírus. A lista compara as médias de imunização de acordo com a população de cada município. Os números atualizados mostram que um total de 1,6 milhão de pessoas já foi vacinado no Estado de São Paulo.

“Na próxima sexta-feira, nós teremos um ano desde o primeiro caso de covid-19 constatado aqui em São Paulo. Isso nos lembra que, um ano depois, ainda estamos em luta contra a pandemia e precisamos de uma mobilização de todos”, destacou o Governador João Doria.

O ranking dos 10 municípios com ritmo mais acelerado de vacinação, proporcionalmente à população, inclui apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A atualização mais recente aponta o seguinte cenário: São Caetano do Sul (9,6%), Santos (7,4%), Botucatu (7,3%), Catanduva (7,1%), Barretos (7%), Araraquara (6,2%), Presidente Prudente (6,1%), Bauru (6,1%), Marília (6,1%) e São José do Rio Preto (6%).

Os números de todos os 645 municípios estão disponíveis para consulta pública no portal do Governo de São Paulo. O painel é uma ação integrada da Secretaria de Estado da Saúde aos dados fornecidos pelas Prefeituras à plataforma Vacivida, criada pelo Governo de São Paulo para monitorar a imunização em tempo real.

A análise das estatísticas permite tanto a identificação de gargalos locais que atrasam a vacinação quanto os cenários municipais em que a imunização é mais rápida. Com os dados, a Secretaria da Saúde poderá orientar as prefeituras na solução de problemas e apontar medidas bem-sucedidas em outras localidades para dar celeridade à campanha.

“É fundamental que os municípios atualizem os dados de vacinados diariamente no VaciVida, plataforma criada para o monitoramento dos imunizados em todo o Estado. Com isso, podemos acompanhar em tempo real quem já foi vacinado”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunizacao (PEI).

Segundo dados do Vacinômetro às 9h desta segunda, a campanha iniciada no dia 17 de janeiro alcançou 3,65% dos 44,6 milhões de habitantes do estado.

Transparência

Os dados gerais da vacinação no estado e individualizados para todos os 645 município podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina em cada cidade.

O gráfico com o ranking atualizado das cidades que mais vacinaram pode ser obtido no link issuu.com/governosp/docs/munic_pios_que_mais_vacinaram . O Governo do Estado vai atualizar o ranking semanalmente. Usando dados demográficos da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), a meta é integrar o novo painel ao Vacinômetro nas próximas semanas e permitir consultas específicas por faixas etárias e média de vacinados a cada 100 mil habitantes.

SoundCloud:
https://soundcloud.com/governosp/coletiva-governador-de-sp-joao-doria-e-secretarios-22022021

Flickr:
https://www.flickr.com/gp/governosp/6jep95

Vimeo:
https://vimeo.com/515376911