Governo de SP assina protocolo de intenção com a chinesa CR20

Grupo chinês demonstra interesse em participar da disputa de pelo menos 3 projetos de desestatização apresentados pelo governador paulista

qua, 07/08/2019 - 9h27 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria assinou na manhã desta quarta-feira (7), em Xian, um protocolo de intenções com a CR20, subsidiária da gigante de infraestrutura China Railway Construction Corporation (CRCC), um dos 50 maiores grupos empresariais do mundo. Depois de tomar conhecimento dos projetos de desestatização apresentados pelo Governador paulista, a CR20 demonstrou especial interesse em participar das licitações de pelo menos três projetos.

O Governador João Doria assinou na manhã desta quarta-feira (7), em Xian, um protocolo de intenções com a CR20

“Em nosso grupo, temos capacidade para atuar em quase todos os tipos de projetos de infraestrutura, mas neste momento estamos focados na linha 6 do metrô de São Paulo, o trabalho de despoluição do Rio Pinheiros e também a ferrovia intercidades. Já reunimos inclusive empresas parceiras para atuar nesses projetos”, disse o Presidente da CR20, Deng Yong.

O protocolo assinado hoje entre o governo paulista e a CR20 é a manifestação de interesse da companhia chinesa em participar das disputas dos projetos em que tem interesse. A expectativa do governo estadual é que a licitação do trem intercidades ocorra até o fim do primeiro trimestre de 2020. Já a disputa pela Linha 6-Laranja, do Metrô da capital, pode ocorrer ainda no mês de agosto, enquanto o projeto de despoluição do Rio Pinheiros está previsto para conclusão ainda no próximo ano.

De acordo com o Doria, quatro grandes grupos de investidores devem disputar com a CR20 os projetos apresentados pelo Estado.

“Todas as áreas de desestatização de São Paulo atraem muito interesse de investidores internacionais. Investidores chineses, fundos baseados no Médio Oriente, japoneses e europeus devem disputar mais fortemente os projetos”, disse o Governador.

A previsão do governo paulista é que sejam arrecadados cerca de R$ 22 bilhões com os três projetos de interesse da CR20, valor que deverá ser definido apenas ao término do processo licitatório.

A assinatura do protocolo faz parte da agenda do Governador, que participa da Missão China 2019, organizada pela InvestSP.

Missão China

A Missão China é a quarta missão empresarial de São Paulo no mercado externo e a maior de todas. Em busca de investimentos para o Estado de São Paulo, o Governador João Doria, junto com um grupo de empresários e cinco secretários de Estados (Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Transportes Metropolitanos e Relações Internacionais), desembarcou no dia 5 de agosto, em Pequim onde fica até dia 11, com agenda também nas províncias de Xian e Xangai.

A missão é liderada e foi organizada pela InvestSP, a agência de promoção de exportações e investimentos do Estado de São Paulo.

Além de estimular a geração de negócios para as principais cadeias produtivas do Estado, a Missão China 2019 está levando para empresas e investidores chineses as oportunidades de investimentos disponíveis em São Paulo. São 21 projetos disponíveis, sendo 16 de concessões e 5 de Parcerias Público Privadas, que totalizam R$ 37,6 bilhões em receitas que podem chegar aos cofres de São Paulo.

A Missão China 2019 conta com o apoio e suporte financeiros da AstraZeneca, Bank of Communications, Bank of China, CRRC, LinkLatters, Pinheiro Neto Advogados e PwC.