Governo de São Paulo assina decreto para retomada da atividade industrial

Governador Tarcísio de Freitas também destacou principais pontos a serem abordados para fomentar o desenvolvimento do Estado

qui, 16/03/2023 - 20h40 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo deu mais um passo para fomentar a retomada da atividade industrial no Estado. Em agenda na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quinta-feira (16), o governador Tarcísio de Freitas assinou Decreto que institui o Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização. O documento será publicado no Diário Oficial.
Para instrumentalizar a nova industrialização do Estado, o governador paulista destacou seis pilares de atuação: energia, infraestrutura, crédito, tributação, capacitação profissional e digitalização.

“Vamos trazer a indústria de volta para São Paulo e vamos ver os negócios aparecendo. O que queremos é que nossas empresas prosperem e ver o Estado mais competitivo”, disse Tarcísio de Freitas.

Estrutura do Conselho

O Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização terá caráter consultivo e vai orientar ações, políticas e diretrizes do Governo de SP para a reindustrialização na unidade federativa. Ele será composto por oito membros titulares e igual número de suplentes, dos seguintes órgãos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (que exercerá a presidência do colegiado); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Secretaria de Fazenda e Planejamento (que exercerá a vice-presidência); Casa Civil; Secretaria de Parcerias em Investimentos; Secretaria de Negócios Internacionais; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

“Estaremos ao lado do governo para gerar empregos e fazer o Estado crescer. Esse Conselho trará bons resultados”, disse o presidente da Fiesp, Josué Gomes.

Os membros do Conselho serão designados pelo governador para mandatos de dois anos, com possibilidade de recondução aos postos. A participação, porém, não será remunerada, sendo caracterizada como serviço público relevante.

Caberá ao Conselho propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e industrial competitivo, inclusivo, sustentável e inovador; estimular a intersetorialidade e a transversalidade das políticas públicas estaduais para promoção da reindustrialização; estabelecer canal de diálogo permanente entre o Poder Público e o setor produtivo e implementar estratégias para o impulsionamento da indústria paulista no cenário nacional e internacional; incentivar o fortalecimento das cadeias produtivas e promover a redução das desigualdades regionais; apoiar o desenvolvimento de ações visando à formação e capacitação profissional para atender as demandas do setor produtivo; e propor e estimular a produção de estudos, análises e indicadores de desenvolvimento industrial.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; e de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, também estiveram presentes.