FUSSP completa primeiro trimestre com implementação da primeira Praça da Cidadania

Principal projeto da gestão atual do Fundo, a Praça da Cidadania, em Santo André, já está com as obras em andamento desde o início de abril

qua, 10/04/2019 - 14h12 | Do Portal do Governo

Neste primeiro trimestre, o Fundo Social de São Paulo, o FUSSP, iniciou as obras da Praça da Cidadania, principal projeto do órgão, que pretende levar autonomia e renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Todas as unidades do Estado terão locais específicos de capacitação profissional, gestão de resíduos e lazer, além de envolverem a participação direta dos moradores de bairros carentes na execução, gestão e manutenção destes espaços.

A primeira unidade já está sendo construída em uma área de 6 mil m2, no Jardim Santo André, em Santo André, no ABC.  A eficiência na obra ocorre em razão do uso de soluções sustentáveis, como o princípio da Bioconstrução que prevê aproveitamento máximo dos recursos disponíveis, com o mínimo de impacto em uma obra. Outros 12 terrenos já foram selecionados na capital paulista, litoral e interior para receber as próximas praças.

As unidades da Praça da Cidadania têm custo aproximado de R$ 2,5 milhões e serão construídas em parceria com a iniciativa privada.

Escolas de Capacitação

Outro resultado concreto obtido em apenas três meses de gestão foi a implantação de cursos inéditos de Manicure, Cabeleireira, Maquiagem, Bordado em Pedraria e Bordado em Linha para detentas do Presídio de Tremembé, no Vale do Paraíba.

Pela Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do FUSSP foram formadas 80 alunas e pela Escola de Moda, Casa, Papelaria e Artesanato, 55 mulheres finalizaram a capacitação o mês passado e já estarão aptas a trabalhar quando saírem do presídio.

Além do aprendizado técnico, as detentas que completaram os cursos do Fundo Social tiveram uma baixa de 6 dias na pena, conforme a Lei Federal nº 12.433 que prevê a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou trabalho.

As Escolas de Moda e Beleza também foram reorganizadas pela atual gestão e, com redução de gastos, foi possível ampliar o número de vagas, que começam a ser preenchidas em junho. No Total são 10 mil e 180 vagas disponíveis para a população; até o ano passado o número era de 8 mil 840; houve um aumento de 15%.

Já a escola de Gastronomia e Hospitalidade promoveu nestes primeiros meses de 2019 a formação de mais de 50 imigrantes vindos de diversos países como Venezuela, Haiti e Síria; os alunos participaram de oficinas como de chocolate e panificação.

 Leilão

O Novo Fundo Social promoveu também entre janeiro e abril de 2019 dois grandes leilões: foram vendidos 151 lotes de materiais inservíveis como sucatas de placas antigas e de informática, pneus, papeis e papelões oriundos das Secretarias de Estado.

A arrecadação foi de R$ 1.544.300,21 que serão utilizados para financiar os novos projetos do FUSSP.

 Voluntariado

Em relação ao setor de Voluntariado, nestes 3 meses já foram entregues 123 mil quilos de alimentos doados pela iniciativa privada para 325 entidades de todo o Estado de São Paulo. Foram cerca de 100 mil famílias beneficiadas.

Neste período o Novo Fundo Social também esteve presente em ações de urgência coordenadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e entregou 195 caixas de roupas novas para cerca de 500 famílias moradoras de quatro áreas de enchentes na capital e interior, além de 800 caixas de roupas de Campanha para 40 entidades cadastradas.

Sobre o Novo Fundo Social do Estado de São Paulo

Desenvolve a promoção de autonomia, renda e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social através de cursos de capacitação nas áreas de Moda, Beleza, Gastronomia, Informática e Bioconstrução. Atualmente está sob o comando do Presidente Executivo, Filipe Sabará.

 

Assessoria de Imprensa
Fundo Social do Estado de São Paulo
(11) 2588-5700