Doria acompanha início da vacinação drive-thru de idosos a partir de 90 anos

Em ação conjunta com a Prefeitura de São Paulo, foram criados cinco pontos de imunização para oferecer conforto a esta população

seg, 08/02/2021 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (8) o início da vacinação em sistema drive-thru para idosos a partir de 90 anos no Estádio do Pacaembu. Em ação conjunta com a Prefeitura de São Paulo, foram criados cinco pontos para garantir conforto e rapidez para a imunização contra a COVID-19 desta população.

“Há também vários pontos de drive-thru no interior do Estado de São Paulo. O Governo do Estado estimulou que outras Prefeituras adotassem o mesmo procedimento para agilizar e melhorar a segurança das pessoas com mais de 90 anos. Isso vai se repetir também para as pessoas com mais de 85 anos a partir do próximo dia 15, igualmente em drive-thru”, disse Doria.

Uma das primeiras vacinadas da manhã foi Lea Thereza Lembo Villas Boas, de 92 anos. A idosa, que faz fisioterapia comunitária na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Anastácio por ter dificuldade para andar, aproveitou o conforto de não precisar sair do carro para receber a imunização.

Os amigos Leda Baucas Loughi, de 90 anos, e Romeo Govato, de 94, chegaram no mesmo veículo no drive-thru do Estádio do Pacaembu. Com a vacina, vão poder retomar hobbies como dançar e fazer ginástica.

Na capital, os postos de vacinação em sistema drive-thru estão localizados no Estádio do Pacaembu, na Arena Corinthians, no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente. Além destes locais, a Prefeitura de São Paulo vai garantir a vacinação dos idosos em uma rede de 468 Unidades Básicas de Saúde espalhadas em todas as regiões da cidade e em três Centros-Escolas do município.

O horário de funcionamento nos drive-thrus será das 8h às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7h às 19h.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

O pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a COVID-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.

Foto

https://www.flickr.com/gp/governosp/72yT40

Áudio

Vídeo

https://vimeo.com/509777288