Serra participa da inauguração da agência dos Correios

Discurso: José Serra Evento: Inauguração das novas instalações da Agência Central de São Paulo Data: 30.01.08 …Luiz Inácio Lula da Silva; cumprimentar o nosso prefeito Gilberto Kassab e os ministros […]

qua, 30/01/2008 - 11h19 | Do Portal do Governo

Discurso:

José Serra

Evento: Inauguração das novas instalações da Agência Central de São Paulo

Data: 30.01.08

…Luiz Inácio Lula da Silva; cumprimentar o nosso prefeito Gilberto Kassab e os ministros de Estado Hélio Costa; Luiz Marinho; Miguel Jorge; Franklin Martins; os senadores Eduardo Suplicy e o Romeu Tuma; os deputados federais Ricardo Izar; Carlos Zarattini, Vicentinho; o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio; nosso secretário estadual da Cultura, João Sayad; o secretário municipal de coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo; o Marco Antônio Vieira da Silva, que é o diretor regional dos Correios aqui de São Paulo; o prefeito de Osasco, Emídio de Souza; os representantes de institutos; fundações; associações; líderes empresariais; funcionários e funcionárias dos Correios.

Este prédio do Correio era tão importante que deu o nome da praça. Virou Praça dos Correios.  Foi um prédio feito no escritório do Ramos de Azevedo, que foi também quem fez o Teatro Municipal e tantas outras coisas importantes na cidade. O arquiteto chamava-se Domiciano Rossi. E foi inaugurado exatamente no centenário da Independência, em 1922. Durante muitas décadas, foi aqui a sede da diretoria regional dos Correios em São Paulo.

E, como eu disse, deu o nome à praça.

Quando eu era criança, um dos passeios preferidos com meu pai era vir exatamente à Praça dos Correios. Aqui tinha uma fonte, tinha um jardim. Era um lugar muito significativo da Cidade de São Paulo. Depois, a sede foi desativada.

Em 1995, depois que eu fui eleito senador, o Fernando Henrique presidente da República, o Sérgio Mota era o ministro, eu tentei convencer o governador Mário Covas de que transferisse a sede do Governo do Estado aqui para o prédio dos Correios. Coisa que o diretor regional disse agora: – Ainda bem que não foi feito.

Mas teria sido realmente uma boa sede para o Governo do Estado. E depois, o Sérgio Mota teve a idéia de fazer um centro cultural. Devido à morte dele e a outras questões, o fato é que esse centro cultural não se materializou. E ficou um prédio como esse: bonito, bom, representativo no centro da cidade. Vazio.

E eu acho auspiciosa a volta dos Correios para cá. Isso contribui para valorizar o prédio, valorizar o nosso patrimônio e também para a recuperação do Centro da Cidade de São Paulo – que é um sonho de muitas Prefeituras, de muitos governos estaduais. Mais ainda, há aqui equipamentos como auditórios, espaço nos outros quatro andares – se eu não me engano são cinco andares aqui – que podem realmente se prestar às atividades culturais da cidade.

E eu espero que o nosso secretário João Sayad e o secretário da Prefeitura, nosso Carlos Augusto Calil, juntamente com o diretor regional, possam estudar essa melhor utilização.

O Centro aqui já tem muita coisa. Tem no Centro o Museu de Arte Sacra, tem a Pinacoteca, tem a Estação Pinacoteca, tem a Sala São Paulo. Apenas para citar os lugares mais conhecidos.

Nós anunciamos – como lembrou o Kassab – nesta semana a construção de um grande teatro de dança, exatamente na área antigamente ocupada pela Estação Rodoviária. Nós já fizemos a desapropriação no final do ano passado, e vamos fazer uma grande companhia de balé e uma escola de balé para a Cidade, para o Estado de São Paulo, aqui no Centro.

Já na gestão da Marta Suplicy, a sede da Prefeitura foi deslocada aqui para o prédio Matarazzo, aqui no Viaduto do Chá, ao lado dos Correios. Aqui pertinho. O Governo do Estado já transferiu boa parte das suas Secretarias para o Centro, especialmente na Rua Boa Vista. Aliás, já havia Secretarias anteriormente aqui instaladas, como é o caso da Educação. Mas entre a Boa Vista e a 15 de Novembro, o Governo do Estado hoje tem a sua principal sede.

Nós vamos também dar início, neste ano, à recuperação do Palácio dos Campos Elíseos, que eu visitei outro dia até para reinstalar lá um gabinete do governador e outros departamentos e divisões do Governo do Estado.

Criamos, aqui no Centro, um esquema de incentivos fiscais, para a recuperação da área daquilo que era chamado Cracolândia e hoje é a Nova Luz. Incentivos do IPTU e do ISS. Muito importantes. E agora, no Governo do Estado, nós criamos outro mecanismo que é poderoso: a permissão para que sejam utilizadas, em investimentos para a recuperação de áreas degradadas do Estado de São Paulo. Áreas urbanas. Há uma fila grande para retirar o crédito do ICMS.

No caso aqui da região central, da antiga Cracolândia, a empresa pode comprar o crédito de outra e investir. Sai baratíssimo o investimento. Tanto para a recuperação de Santos, de toda a área portuária, quanto para a área daqui da Cidade de São Paulo. É o incentivo mais poderoso que já se fez no Brasil para a recuperação de áreas urbanas degradadas. Isto vai funcionar muito aqui na região central.

Portanto, eu cito tudo isto como informação, mas também para sublinhar a importância que nós atribuímos ao Correio reviver aqui neste prédio, reviver aqui nesta praça. E, ainda mais, abrir este prédio que é um verdadeiro equipamento urbano, histórico. Um verdadeiro patrimônio cultural da cidade para as atividades culturais.

Queria, portanto, cumprimentar o presidente da República, o ministro de Comunicações, a direção dos Correios por essa decisão. E nos colocarmos à disposição para outras iniciativas que tenham em vista o desenvolvimento e a recuperação do Centro de São Paulo.

Vejo também que os Correios deram lucro. Um bilhão de reais. Quanto pagou de Imposto de Renda? Um bilhão de Imposto de Renda? Um bi. Isso significa: de cada real, de cada um real de Imposto de Renda, 47 centavos vão para Estados e Municípios. Portanto, é receita também dos Estados e Municípios esses lucros que os funcionários competentes produzem para os Correios.

Meus parabéns. E muito obrigado.