Desenvolvimento Econômico fecha trimestre com ações positivas

A SDE encerra o trimestre de 2019 com ações expressivas

qua, 10/04/2019 - 12h41 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (10), o governo do Estado de São Paulo apresenta o balanço trimestral de programas e ações dos primeiros 100 dias do ano. A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE) encerra o trimestre de 2019 com ações expressivas, que consolidam o crescimento econômico sustentável, a geração de trabalho e renda, redução de desigualdades, além de atração de investimentos e fomento ao empreendedorismo.

Dentre as principais ações da SDE, está o programa Escola + Bonita, que revitaliza escolas públicas com a participação de reeducandos em regime semiaberto, por meio do Via Rápida Expresso. Além disso, o governo estadual lançou o Novotec e o São Paulo Criativo, programas que dão oportunidade e qualificação à população. E também promoveu o encontro Empreenda Mulher, que debate a importância de políticas públicas para mulheres, o empreendedorismo e amplia a participação feminina em cargos de liderança nos setores público e privado, além da feira Celebra Artesanato, por meio do Sutaco – Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades, com o objetivo de oferecer oportunidades aos artesãos paulistas.

O Banco do Povo Paulista, maior programa de microcrédito estadual, concedeu linhas de microcrédito para empreendedores de pequenos negócios que tiveram prejuízos com as chuvas. Além disso, neste primeiro trimestre, mais de R$ 17,7 milhões foram emprestados, por meio de 2.225 contratos firmados, dando chance às pessoas que querem abrir ou incrementar seus negócios. O programa já realizou mais de 468.541 contratos e emprestou mais de R$ 2,1 bilhões, desde a implantação do serviço em 1998.

No mês de março, a Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Rede Social do Centro, ofereceu diversos serviços gratuitos à população no mutirão aos 154 anos da Rua 25 de Março. Pela primeira vez o Banco do Povo Paulista esteve no evento dando orientações ao microempreendedor.

Por meio da Intermediação de Mão de Obra (IMO) nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o governo do Estado inseriu mais de 11 mil cidadãos no mercado de trabalho neste primeiro trimestre. O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), que busca a inclusão social e captação de vagas, (re)colocou 285 trabalhadores, num total de 7.993 vagas oferecidas. Já no Time do Emprego os números provaram que a população busca capacitação, reciclagem profissional e vivência de novas experiências. Neste primeiro trimestre, o programa bateu a marca de 2.202 participantes.

Além disso, ainda em março, a SDE participou do terceiro mutirão da UGT. Por meio do programa Via Rápida, foram oferecidas 1000 vagas de qualificação profissional para quem quer retornar ao mercado de trabalho ou se qualificar profissionalmente.

O cidadão paulista também foi beneficiado com a sanção do novo piso salarial regional, assinada pelo Governador João Doria. A proposta é de autoria do Executivo com estudos realizados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Sobre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico é responsável pela execução de políticas públicas voltadas à promoção da inovação tecnológica, crescimento econômico sustentável, geração de trabalho e renda, redução de desigualdades regionais, atração de investimentos e fomento ao empreendedorismo. Também faz parte do escopo da Secretaria, qualificação e expansão do ensino técnico, tecnológico e profissionalizante, e do superior visando atender às necessidades da população e às demandas de mercado.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
(11) 3718-6609/ 6607