Defesa Civil atende 33 ocorrências em 149 cidades no primeiro trimestre do ano

Foram realizados o acompanhamento de 33 ocorrências, em 149 municípios, e a Divisão de Resposta encaminhou mais de 2.029 alertas por SMS

qua, 10/04/2019 - 12h38 | Do Portal do Governo

No primeiro trimestre do ano, a Defesa Civil Estadual realizou o acompanhamento de 33 ocorrências em 149 municípios e a Divisão de Resposta encaminhou mais de 2.029 alertas meteorológicos pelo sistema de alerta por SMS (40199).

O órgão estadual atendeu 75 municípios – cerca de 7.800 pessoas -, com repasse de 40.842 itens de ajuda humanitária: kits dormitório, de higiene pessoal, limpeza, vestuário, incluindo kits com 1.520 materiais de estruturação (Kits Estiagem e Verão) e mais de 52 toneladas em alimentos.

A Defesa Civil também realizou 26 vistorias de campo emergenciais com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Geológico (IG). Tratam-se de vistorias que objetivam fornecer relatórios técnicos para os municípios solicitantes orientando-os quanto às providências a serem adotadas para a mitigação do risco local e salvaguarda dos munícipes que ali residem.

Por meio da Divisão de Recuperação, também foram assinados 7 convênios para realização de obras de recuperação entre o Estado e os municípios de Peruíbe, Marília, Santana da Ponte Pensa, Serrana, Taciba, Torrinha e Nova Odessa, totalizando R$ 4.657.771,98.

Por meio da Divisão de Prevenção e Preparação, entregou 44 mapeamentos de risco aos municípios, elaborados pela Defesa Civil em parceria com a CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Além de capacitar 1.365 agentes municipais de defesa civil e realizar 3 simulados de abandono de área de risco nos municípios de Eldorado, São Luiz do Paraitinga e São Sebastião, com participação de mais de 550 pessoas.

Também foi assinado convênio para a constituição e implantação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres com a Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP), para produção, integração, contextualização, disseminação e disponibilização do conhecimento de diversas fontes e instâncias com o propósito de contribuir na Gestão de Risco, nas ações de prevenção, mitigação e preparação, bem como na Gestão de Desastre, nas ações de resposta e recuperação, em âmbito regional e estadual.

 

Divisão de Comunicação Social
Defesa Civil do Estado de São Paulo
(11) 2193-8066/ 8385/ 8888
defesacivil@sp.gov.br