Casa Civil atende 11,6 mil demandas enviadas pela população paulista

Principais temas são administração penitenciária, saúde, mobilidade, educação, segurança e meio ambiente

qua, 10/04/2019 - 13h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo atendeu no primeiro trimestre deste ano mais de 11,6 mil demandas de cidadãos recebidas em seus diversos canais de relacionamento como sites, SIC, Ouvidoria, por telefone e até mesmo pessoalmente. Esse número equivale a 172 pedidos por dia útil nesse período. A Casa Civil é uma secretaria-meio, ou seja, não presta serviço diretamente à população.

Desde 1º de janeiro, os servidores da Casa Civil receberam demandas de 11.669 cidadãos que procuraram o governo estadual para elogiar, fazer pedidos simples ou complexos como a construção ou reforma de escolas/hospitais, solicitar empregos, remédios de alta complexidade, doações, reclamações etc. O atendimento é feito por meio das equipes da Biblioteca Virtual (BV), do Grupo de Relacionamento com a Sociedade (GRS), da Ouvidoria ou do SIC – Sistema de Informações ao Cidadão.

A Biblioteca Virtual atendeu a 8.699 demandas originárias do site ou por e-mail. Seu site (www.bibliotecavirtual.sp.gov.br) teve, durante o período, mais de 125 mil visitas, nas redes sociais, a participação do cidadão também merece destaque já que na página da BV no Twitter seus posts tiveram 87 mil visualizações com 643 interações e no Facebook as visualizações chegaram a 25,7 mil.

Já para o GRS chegaram 2.855 demandas sendo 1820 pelo Sistema de Demandas do Governo, 155 cartas ao governador, 853 por telefone e 25 presencial. Outros canais da Casa Civil utilizados pelos cidadãos são: o SIC, com 22 demandas e a Ouvidoria com 83 solicitações.

GRS

O Grupo de Relacionamento com a Sociedade pertence à estrutura básica da Casa Civil, encarregado de receber, tratar e responder às demandas de cidadãos e de entidades, dirigidas ao Governador do Estado, conforme estabelecido no Decreto nº 61.198, de 31/03/15. Suas atividades consistem desde o recebimento da demanda do cidadão, a busca de informações nos órgãos governamentais até a expedição de uma resposta ao interessado.

As demandas dos cidadãos chegam: pelo correio, como carta ou telegrama, por e-mail; cartas ou documentos entregues ao DGDoc (Departamento de Gestão da Documentação técnica e administrativa da Secretaria de Estado do Governo); cartas ou documentos entregues às autoridades e trazidos ao Gabinete da Casa Civil; por atendimento telefônico, por atendimento presencial; cartas, bilhetes ou documentos entregues pessoalmente ao Governador, secretários e assessores; cartas ou documentos entregues em outros órgãos públicos e encaminhados à Casa Civil por malote ou pessoalmente.

Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual é um Programa de Governo instituído pelo Decreto Nº 55.351, de 15 de janeiro de 2010, com o objetivo de oferecer apoio ao acesso às principais informações sobre a administração pública do Estado de São Paulo, serviços públicos e alguns conteúdos de interesse da população.

É responsável pelo gerenciamento de mensagens enviadas pelo Portal do Governo do Estado de São Paulo e por alguns outros sites “sp.gov.br”. As mensagens são lidas, analisadas e encaminhadas para as equipes das secretarias, órgãos e departamentos que são responsáveis pelo atendimento e resposta ao cidadão. Atua nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook). Em seu site tem conteúdos sobre: atividades e programas culturais, esporte e lazer; direitos do consumidor; orientações sobre emissão de documentos pessoais; serviços de educação; emprego e negócios; governo e legislação, inclusão digital; serviços de segurança pública e acesso à justiça; dicas de meio ambiente; direitos e serviços para as pessoas com deficiência; informações sobre a cultura, população, economia e aspectos territoriais do Estado de São Paulo; saúde e qualidade de vida; serviços de solidariedade e voluntariado; e serviços de transporte público e rodoviário.

 

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Casa Civil
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