Campanha de vacinação contra sarampo começa hoje no ABC, Osasco e Guarulhos

Imunização estratégica tem como público-alvo prioritário os jovens de 15 a 29 anos, mais vulneráveis a infecções

qui, 11/07/2019 - 11h43 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 11 de julho, começa a campanha de vacinação contra sarampo nos municípios de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. A medida foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde e visa imunizar jovens na faixa de 15 a 29 anos, considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina.

A finalidade é vacinar, nas cinco cidades, mais de 900 mil jovens e adultos nessa faixa-etária, devido à circulação do vírus. Doses estarão disponíveis em postos de saúde e, especialmente no dia 20 de julho, haverá um Dia D, com suporte financeiro do Governo do Estado aos municípios para a ação.

Além disso, a Secretaria está firmando parcerias com o objetivo de fortalecer a campanha em curso na Capital e ampliar o alcance nos novos municípios. Especificamente na cidade de São Paulo, a campanha já está em curso desde 10 de junho, com a meta de vacinar 2,9 milhões de paulistanos com idade entre 15 a 29 anos.

Organizações públicas e privadas estão sendo mobilizadas pela pasta, no sentido de ajudarem as Prefeituras a alcançar com mais facilidade a população, com ações de vacinação em parques, metrô, rodoviárias, residências, hospitais, bem como escolas e universidades no período de volta às aulas, por exemplo. As Secretarias de Estado da Educação e Transportes Metropolitanos serão apoiadoras da campanha.

A Saúde pode viabilizar, de imediato, recursos equivalentes a 27 mil horas extras para auxiliar os municípios no envio de equipes para ações extramuros de vacinação, possibilitando a oferta e aplicação de doses em horários alternativos, como finais de semana.

Estão previstos ainda treinamentos online e presenciais para profissionais de saúde, visando o aperfeiçoamento das ações de vigilância, com foco em: hipótese diagnostica oportuna, manejo clínico adequado, coleta e envio de amostras biológicas, notificação para ações de bloqueio e varredura em tempo hábil (até 72h).

“A Secretaria faz monitoramento ininterrupto no Estado quanto a circulação de todas às doenças. Com esta campanha, queremos vacinar e proteger a população jovem e interromper a transmissão do sarampo nesses locais”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual mantém o monitoramento em todo o território e, se constatada a necessidade, poderá mobilizar campanhas em outros municípios. Todas as Prefeituras devem fazer bloqueios diante de notificações de casos suspeitos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, uma estratégia similar foi iniciada na cidade de Santos, outro ponto estratégico de entradas e saídas do país devido ao Porto, o maior da América Latina. A vacinação foi planejada devido à notificação de casos no navio de cruzeiro Seaview, da MSC, na costa brasileira. A campanha em curso na Baixada Santista visa a imunização de 91 mil jovens e adultos de 15 a 29 anos. Desse total, cerca de 65 mil pessoas foram vacinadas, até o momento.

Em 2019, até 1º de julho, foram confirmados 206 casos de sarampo em SP (confira abaixo a tabela com os dados). Mais de 66% desse total se concentra na capital, com 137 casos.

Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por 47,5% do total de casos do Estado. Foram 98 especificamente nessa faixa etária, considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina. Por isso, a imunização deve ser feita de forma indiscriminada nesse público, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.

Outros 36 casos (17,5%) abrangeram crianças com menos de 12 meses, público já abrangido na rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Confira número de casos, por município:

Região Cidade Casos
Grande São Paulo São Paulo 137
Osasco 2
Taboão da Serra 2
Diadema 1
Ribeirão Pires 2
Santo André 12
São Bernardo do campo 7
Arujá 1
Guarulhos 5
Mairiporã 1
Campinas Indaiatuba 1
Paulínia 1
Franca Restinga 1
Registro Pedro de Toledo 3
Registro 1
Baixada Santista Cubatão 1
Santos 23
São José do Rio Preto Fernandópolis 2
Sorocaba Sorocaba 1
Votorantim 1
Vale do Paraíba Pindamonhangaba 1
Total 206

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Saúde

(11) 3066-8701/ 8702/ 8707/ 8708/ 8709/ 8712/ 8253/ 8337/ 8064/ 8711