Alckmin participa de batismo de barco chinês destinado ao tratamento de pacientes com câncer de mama

Barco Dragão faz parte do programa Remama e o batismo está entre as ações do Outubro Rosa, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)

ter, 03/10/2017 - 16h11 | Do Portal do Governo
DownloadGilberto Marques /A2img
Governador participa da cerimônia de lançamento do “Outubro Rosa” na Raia Olímpica da USP
DownloadGilberto Marques /A2img
A prática do remo resgata a qualidade de vida, estimula a interação social e elevando a autoestima das mulheres
DownloadGilberto Marques /A2img
Alckmin esteve em cerimônia de entrega do Barco Dragão ao Programa Remama
DownloadGilberto Marques /A2img
“O remo melhora a musculatura da perna, do abdômen, peitoral e braço”, comenta Geraldo Alckmin

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 3/10, da apresentação e batismo de um Barco Dragão, embarcação oficial para competições de remo. O barco será destinado a pacientes que fizeram tratamento contra o câncer de mama no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade do Complexo do Hospital das Clínicas, ligado à Secretária de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP. O evento deu inicio às ações do Outubro Rosa, no movimento #ÉPraFrenteQueSeRema, com direito a revoada de balões, dentro da Raia Olímpica da USP.

“Quero destacar o grande exemplo do Projeto Remama. O remo melhora a musculatura da perna, do abdômen, peitoral, braço, promovendo saúde e melhora do aspecto imunológico. É um aliado extraordinário na recuperação e combate ao câncer de mama”, comentou o governador. “O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticada e tratada adequadamente”, conclui.

A aquisição do Barco Dragão, que veio diretamente da China, foi patrocinada pela Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC), e possibilitará o aumento no número de vagas dentro do programa, que faz do remo um aliado na reabilitação de mulheres que passaram pelo tratamento oncológico.

O programa “Remama”, realizado pelo Icesp e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, também, em parceria com o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), foi lançado em 2013, inspirado em um movimento mundial de superação da doença através do esporte. A iniciativa busca minimizar a reincidência da doença em virtude do aumento da resistência física e melhora do sistema imunológico, mas, também, resgatar a qualidade de vida dessas mulheres, estimulando a interação social e elevando a autoestima delas.

As pacientes de mama que passaram por cirurgia ou sessões de quimioterapia podem fazer parte do programa, que oferece treinamento com exercícios de remada, dentro do Centro de Reabilitação do hospital e, em seguida, a prática do esporte, ao ar livre, na Raia Olímpica de Remo da USP, sempre monitoradas por profissionais de educação física.

Com a prática do esporte, a reincidência da doença é minimizada em virtude do aumento da resistência física, que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças. A prática de exercícios pode auxiliar tanto na prevenção do câncer quanto na reabilitação da doença, explica a Dra. Christina May Moran de Brito, Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Icesp.

A equipe de remadoras, que foi batizada pelas próprias pacientes como “Remama Dragão Rosa”, em breve, participará de duas competições importantes. Além de ser uma das duas equipes brasileiras inscritas no IBCPC (International Breast Cancer Padlers Commission), em outubro, integrará a segunda edição do Kaora.

A novidade está relacionada à Iniciativa Global de Reabilitação em Câncer, uma proposta da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio do National Institutes of Health (NIH) e em parceria com a Sociedade Internacional de Medicina Física e a Reabilitação (ISPRM) e a Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (AMBFR). Originada nos Estados Unidos, a iniciativa é liderada pelo NIH e visa fortalecer a ação não só de médicos e equipes de reabilitação, mas também dos pacientes, ao influenciar na análise da capacidade funcional e melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento e da implementação de estratégias de reabilitação eficazes.

No rumo da prevenção

O Icesp, em parceria com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), lançou a hashtag #ÉPraFrenteQueSeRema para levantar a bandeira da atividade física na prevenção do câncer de mama, no movimento Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença.

“Outubro é um mês dedicado à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, que é o que mais preocupa nas mulheres”, disse o governador.

A ideia é incentivar a população a usar a hashtag da campanha na internet quando publicarem fotos de como fazem para “remar” e levar a vida para a frente, seja na prática de atividades físicas, na escolha de um prato saudável ou em momentos que trazem, de alguma forma, satisfação e saúde.

 

 

Secretaria Estadual da Saúdeia da Saúde

(11) 3066-8650 /8705

www.saopaulo.sp.gov.br