Negócios Internacionais

Lucas Ferraz

Secretário de Estado 

Foi diretor titular do Brasil junto ao New Development Bank (Banco dos BRICS) e à CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), tendo ocupado também o posto de governador do Brasil junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). Integrou o conselho de administração e fiscal de diversas empresas, tais como Elo Cartões, PPSA e Banco do Brasil.

Foi secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia e consultor sênior de instituições internacionais como Banco Mundial, UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), American Chamber of Commerce for Brazil (Amcham) e International Chamber of Commerce (ICC). Foi também consultor sênior de instituições nacionais, tais como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), APEX Brasil e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na área acadêmica, é graduado e mestre em Engenharia Química pela POLI-USP e Doutor em Economia pela FGV-EPGE. Foi membro do programa ALPHA da União Européia, com passagens pela University of Antwerp, University of Amsterdam e Catholic University of Leuven.

É professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas desde 2005 (FGV-EESP), co-coordenador da Cátedra do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio-Genebra), como também do Centro de Comércio Global e Investimentos da FGV, além de membro fundador da Rede internacional BRICS-TERN de pesquisa aplicada, tendo sido professor visitante na Saint Petersburg State University (Rússia) e na North-West University (África do Sul).

Possui livros e artigos publicados sobre temas como Política comercial, Cadeias globais de valor, Facilitação do comércio, BRICS e infraestrutura.

Link para baixar a foto em alta resolução.

Serviços e informações

Endereço: 

Rua Iaiá, 126 – 10º andar – Itaim, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3702-8016

Visitar site

Mais orgãos e entidades

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;