SP promove o “Domingão da Vacinação” para imunização contra Covid-19 e a gripe

Imunização contra o novo coronavírus será aplicada em crianças, adultos e idosos e a vacina contra a Influenza em quem tiver mais de 80 anos

sex, 25/03/2022 - 8h52 | Do Portal do Governo

O Governo de SP, em parceria com os 645 municípios, promove no neste dia 27 o “Domingão da Vacinação” para a imunização de crianças, adultos e idosos contra Covid-19. Além disso, os idosos acima de 80 anos poderão se vacinar contra a gripe.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A iniciativa busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com relação a segunda dose contra a COVID-19. No estado 76% do público infantil já tomou a primeira dose, porém apenas 36% receberam as duas doses e completou a imunização, sendo que cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo.

Outra ação importante deste domingo é a vacinação de adultos com a terceira dose, além da aplicação da segunda dose nos faltosos. Também é uma oportunidade para os idosos acima de 80 anos tomarem a quarta dose. Além da dose contra Covid-19, estes mesmos idosos poderão na mesma oportunidade tomar a vacina contra a influenza.

A Secretaria de Estado disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito de que todos possam abrir suas unidades e ter equipe completa para a vacinação da população.

“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta dose de COVID-19. Fundamental que os idosos acima de 80 anos também possam se vacinar contra a gripe”, destaca a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Antecipação da vacinação contra a Gripe

O Governador também antecipará em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe. Os idosos acima dos 80 anos poderão receber a vacina contra a Influenza já a partir deste domingo (27) durante o “Domingão da Vacinação”.

Os idosos acima de 80 anos que forem aos postos receber a quarta dose da vacina contra a COVID-19, poderão receber simultaneamente a vacina contra a gripe de forma segura.

Nesta semana, o Instituto Butantan entregou as doses da vacina contra a gripe para São Paulo, o que permitiu a antecipação em uma semana da campanha estadual. A vacina contra a influenza é trivalente e 100% produzida no Butantan, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.