Campanha de Multivacinação em SP termina nesta quarta-feira (30)

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes de até 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação dentro da Campanha de Vacinação

ter, 29/11/2022 - 10h53 | Do Portal do Governo

Estão disponíveis nos postos de vacinação as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

Desde o início de agosto, quando a campanha começou, do público entre 5 e 14 anos, apenas 15,9% compareceram a um posto de vacinação. Destes, 61% (673 mil jovens) receberam algum imunizante. A melhor cobertura ocorreu entre as crianças com menos de um ano, que atingiu 140,8% de comparecimento, o que representa 777,7 mil pessoas. Destas, 80,4% receberam algum tipo de imunizante para atualizar a caderneta de vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que é fundamental que crianças e adolescentes sejam vacinados para ficarem protegidos e evitar que doenças que já estão erradicadas voltem a circular.

SP conta com 9,1 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que os profissionais da Saúde confiram se a imunização está em dia.

As estratégias de imunização são definidas pelos municípios. No entanto, as vacinas estão permanentemente disponíveis nos postos conforme Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde.