Vencedores do HackaTrouble serão anunciados nesta segunda-feira

Premiação dos melhores projetos de soluções tecnológicas para enfrentar desafios do coronavírus será transmitida a partir das 19 horas

seg, 20/04/2020 - 12h51 | Do Portal do Governo

A partir das 19 horas desta segunda-feira (20), serão conhecidos os 12 melhores projetos desenvolvidos durante a maratona virtual de programação HackaTrouble.

Organizada pelo Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services (AWS), Shawee e Mural, a competição reuniu neste fim de semana cerca de 400 participantes, divididos em 100 equipes, com o objetivo de propor e desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar desafios impostos pelo novo coronavírus nas áreas de saúde, mobilidade, negócios e social.

live de encerramento contará com as presenças da diretora e da vice-diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá e Emilena Lorenzon Bianco, do presidente e do diretor-geral da SAE Brasil, Camilo Ada e Otacilio Gomes Junior, e do diretor da AWS, Paulo Cunha. O evento será transmitido ao vivo no site oficial da competição: www.hackatrouble.com.br.

Virada tecnológica

Totalmente online, a maratona teve 48 horas ininterruptas de duração e envolveu estudantes e ex-alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições, além de educadores, programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers e demais interessados de diversas áreas de conhecimento.

Formadas por três a cinco participantes, as equipes receberam tutoria e mentoria de mais de 100 profissionais do mercado, especialistas e professores que atuam como agentes regionais da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza (Inova CPS). As atividades foram desenvolvidas na plataforma da AWS utilizando os sistemas de gestão da Shawee e de brainstorming da Mural.

Os grupos que apresentarem as melhores ideias, de acordo com a avaliação de um comitê de jurados, receberão prêmios e serão convidados a desenvolver seus projetos com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante quatro semanas, para entregar o produto à sociedade sem nenhum custo.

Os vencedores terão a oportunidade de visitar os laboratórios de inovação de empresas apoiadoras, como Mercedes Benz, Pricewaterhousecoopers e TruckPad. Cada equipe receberá um voucher de R$ 1 mil para custear as despesas da visita. As propostas também serão avaliadas para participar de programas de fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Dinâmica da maratona

O HackaTrouble é dividido em quatro etapas de 12 horas. Primeiramente, ocorre a imersão, onde são apresentadas a metodologia e as ferramentas disponíveis. Neste momento, as equipes escolhem e aceitam os desafios com o aval de um tutor. Em seguida, é feita a ideação, com as propostas de soluções. Os participantes devem gravar um vídeo (pitch) e inserir na plataforma.

A terceira etapa é a prototipação. A partir de um plano, é desenvolvido o protótipo com as ferramentas do AWS Developer Center. Por fim, ocorre a programação da solução e a apresentação de um vídeo demonstrativo, incluindo requisitos, prazos e expectativas para que o produto seja entregue à sociedade. Com a proposta finalizada, os jurados avaliam as soluções e anunciam os vencedores.

Entre os desafios propostos está a criação de sistemas para gerenciar a demanda de pacientes frente à capacidade de leitos em hospitais, controlar o transporte de suprimentos dentro de normas de imunidade, auxiliar pequenos negócios a superar restrições de vendas, ajudar no bem-estar de idosos em isolamento, entre outros temas.