Unicamp lança vídeos sobre a frente de trabalho criada para combater a Covid-19

A série “Por trás da Força” traz o olhar daqueles que estão por trás de todo empenho realizado durante a pandemia do novo coronavírus

ter, 03/11/2020 - 13h27 | Do Portal do Governo

Com o intuito de produzir conhecimento e responder às demandas sociais em um momento de urgência, a Força-Tarefa (FT) Unicamp contra a Covid-19 se organizou desde março de 2020 com a união de pesquisadores de diversas áreas para implementar testes diagnósticos, análise e ações sociais, produção de ciência básica e aplicada, pesquisas clínicas, entre outras iniciativas que visavam dar este retorno social partindo da qualidade de seus conhecimentos e possibilitado pelo financiamento público à pesquisa e infraestrutura universitária.

Nesta força, a Frente de Comunicação, coordenada pelo professor Henrique Marques de Souza (Instituto de Biologia) e a Frente de Ações Sociais, coordenada pelo professor Sávio Cavalcante (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), formaram uma equipe de voluntárias(os) para registrar as atividades da FT ao longo desse momento tão singular. Em especial, a equipe procurou registrar as percepções e experiências das(os) integrantes, buscando suas sensibilidades, pontos de vista, inclinações pessoais e engajamento.

Ao final, os vídeos da série buscam mostrar que, por trás desta frente de pesquisa e atuação, há mais que especialistas, técnicos ou intelectuais, mas pessoas que, frente às suas competências, posições institucionais, recursos e ansiedades viram a necessidade de atuar frente a uma questão sanitária e humanitária, e se uniram para isso.

A série “Por trás da Força” traz o olhar daqueles que estão por trás de todo empenho realizado pela FT nesses meses de trabalho. Formados por recortes de motivações e relatos captados dos depoimentos dos entrevistados, esses vídeos trazem em si um forte sentimento de humanidade, união e conexão de pessoas, de áreas, união de conhecimentos e forças em busca de um compromisso coletivo e problema comum, uma Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19.

A equipe

Com início em maio, a equipe composta por voluntária(os) da Faculdade de Ciências Médicas, do Instituto de Artes, do Instituto de Biologia e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp registrou cerca de 30 entrevistas com professoras(es) e pesquisadoras(es) integrantes da FT e das demais iniciativas de combate ao coronavírus de diferentes institutos da Unicamp. A equipe registrou também ações de testagem dos moradores da Moradia Estudantil da Unicamp e em Comunidades como a Vila SOMA (Sumaré, SP).

Além da série de vídeos “Por trás da Força”, o material coletado servirá à construção de um acervo de depoimentos e à iniciativas com finalidade acadêmica (projeto em colaboração com o Centro de Memória da Unicamp).