SP vacina 53% dos adultos contra COVID-19 e supera 25 milhões de doses aplicadas

Mais de 18,7 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina; 18% já tem esquema vacinal completo

qua, 30/06/2021 - 13h21 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (30) que o Estado de São Paulo já vacinou contra COVID-19 mais da metade de sua população com 18 anos ou mais com pelo menos uma dose e ultrapassou hoje a marca de 25 milhões de doses aplicadas em todo o território.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Os números representam o esforço, planejamento, estratégia e a logística de imunização do Estado de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria de Saúde. Também devemos um agradecimento especial às Secretárias e Secretários de Saúde dos 645 municípios do Estado de São Paulo e seus respectivos prefeitos e prefeitas”, afirmou Doria.

Até hoje, 18,7 milhões de pessoas com idade acima de 18 anos já iniciaram o esquema vacinal, o que corresponde a 53% deste público. Além disso, 18% da população já possui esquema vacinal completo, ou seja, já recebeu as duas doses dos imunizantes que preveem esta estratégia de imunização (vacina do Butantan, Fiocruz/Astrazeneca e Pfizer), ou recebeu uma vacina de dose única (como a da Janssen). Segundo estimativas do IBGE de 2020, há 35,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais no Estado.

Coletiva de imprensa para anúncios do governo e a área da saúde

“As doses aplicadas em São Paulo já são mais de 25 milhões. Isso requer do Programa Estadual de Imunização, do Centro de Distribuição e Logística do Estado de São Paulo e dos 645 municípios um movimento grande, extremo. Quanto mais vacinas nós tivermos, melhor será a situação, menos fila teremos e a população pode ter acesso rapidamente à vacina. Por isso fica aqui a solicitação para que as vacinas que tanto precisamos sejam enviadas para nós e para todos os Estados com a máxima urgência”, destacou a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A partir de hoje, o público na faixa etária de 40 a 42 anos passa a integrar a campanha, seguindo o cronograma de vacinação que prevê imunizar toda a população adulta com pelo menos uma dose até o dia 15 de setembro, o “Dia da Esperança”.

Os resultados e avanços da imunização são fruto do esforço conjunto do Governo do Estado e dos 645 municípios, com destaque para a agilidade na logística e distribuição da Secretaria de Estado da Saúde e na organização da rede local por parte das Prefeituras para aplicação dos imunizantes.