SP chega a 60% da população totalmente vacinada contra COVID-19

Índice de SP supera os 55% dos Estados Unidos e os 52% da média dos 50 países do continente europeu

qua, 06/10/2021 - 13h54 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (6) que o Estado de São Paulo chega hoje a 60% da população totalmente imunizada contra a COVID-19, superando os índices dos Estados Unidos e da Europa. São Paulo também lidera o ranking de cobertura com esquema vacinal completo entre todas as unidades federativas.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Segundo dados da plataforma ‘Our World in Data’ da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que mede as taxas de vacinação em todo o mundo, o índice de 60% em São Paulo supera os 55% dos Estados Unidos e os 52% da média geral dos 50 países do Continente Europeu”, afirmou Doria.

São Paulo já ultrapassou percentuais de cobertura vacinal do continente europeu e de ao menos cinco países – Estados Unidos, Austrália, Argentina, Rússia e México.

Nas próximas horas, o Estado de São Paulo deve alcançar 60% da população total com esquema de imunização completo. Conforme dados disponíveis para consulta pública no Vacinômetro (https://vacinaja.sp.gov.br/), às 13h49 de hoje a cobertura já estava em 59,73%, equivalente a 27,6 milhões de pessoas com proteção garantida. Em toda a campanha, já foram aplicadas mais de 65,5 milhões de doses, somando 37 milhões de primeira dose, 26,4 milhões de segunda e 1,15 milhão de dose única. Também já foram administradas 806,1 mil doses adicionais.

Coletiva de imprensa do governo com a área da saúde

“O Estado trabalha para que as pessoas tomem a sua segunda dose. Ontem tivemos estudos da Fiocruz e do Instituto Emílio Ribas que demonstram que há mais hospitalização para pessoas que não tomaram nenhuma dose e também aquelas que não tomaram a segunda dose”, destacou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A cobertura atual do Estado de São Paulo é quase o dobro em relação ao da Rússia (29%), 24 pontos percentuais a mais que o do México (35%) e 13 pontos superior ao do território australiano (46%). Também está pelo menos sete pontos percentuais à frente da Argentina e de todo o Continente Europeu, além de quatro pontos acima do indicador dos EUA, segundo a plataforma “Our World in Data”.

No Brasil, São Paulo lidera os estados com melhor performance na cobertura vacinal completa. Na sequência, Mato Grosso do Sul tem 58,7%. Em relação ao Rio Grande do Sul, São Paulo está cerca de dez pontos percentuais à frente. Os outros sete estados que lideram as dez primeiras posições do ranking têm coberturas que variam 41% a 46%, sendo: Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. As informações destes percentuais são do Consórcio de veículos de imprensa a partir dos dados das Secretarias estaduais de Saúde.

O resumo com as informações anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página
https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_vacina_o_sp_b384d62124f1fa.