SP chega a 50 milhões de doses da vacina do Butantan entregues aos brasileiros

Após concluir o primeiro contrato de 46 milhões de doses, Instituto trabalha para completar 100 milhões de vacinas disponibilizadas

qua, 16/06/2021 - 9h57 | Do Portal do Governo

Entrega de 1 Milhão De Vacinas do Butantan Para O PNI

O Governador João Doria acompanhou na manhã desta quarta-feira (16) a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan contra o coronavírus ao Ministério da Saúde. Os imunizantes vão ser utilizados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e serão distribuídos para vacinação de brasileiros em todo o país.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Estamos entregando mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan, da coronavac, a vacina do Brasil, para o Ministério da Saúde. Agora são 50 milhões de doses entregues para a vacinação no braço dos brasileiros. É a metade do compromisso estabelecido pelo Butantan com o Ministério da Saúde, de 100 milhões de doses. E vamos prosseguir com as entregas”, destacou Doria.

Com o envio de hoje, o Butantan chega à marca de 50,012 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na segunda-feira (14) um carregamento com 1 milhão de doses também foi enviado ao PNI. Na última sexta (11) foram liberadas 800 mil vacinas.

As entregas compõem um novo lote de mais 5 milhões de doses que estão sendo disponibilizadas ao longo deste mês para o PNI. As doses foram produzidas a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no último dia 5 de maio. Desse total já houve a liberação de 2,8 milhões de vacinas desde sexta.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27/05 e terminou na madrugada do dia 30/05. Parte das doses já envasadas encontra-se em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade.

As doses entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12/05. O Butantan trabalha para completar, até setembro, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Ministério.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA deverá chegar a São Paulo até o final deste mês, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses.