Site do Governo de SP é o endereço de serviço público mais acessado do Brasil

Portal de notícias e serviços do Estado é destaque em ranking que mede tráfego de audiência online

ter, 18/05/2021 - 13h03 | Do Portal do Governo

Informar a população sobre o combate à pandemia do novo coronavírus e oferecer centenas de serviços que podem ser feitos de forma online, garantindo o distanciamento social, são algumas das missões do portal do Governo de São Paulo que ganharam ainda mais importância nos últimos meses.

Prova disso é que o site aparece como o endereço de serviço público mais acessado do Brasil no mês de março de 2021, de acordo com a plataforma SEMrush.

O relatório mostra que o portal do Governo do Estado de São Paulo foi o sexto site mais acessado do Brasil, com 780 milhões de acessos, à frente da versão brasileira do Google – com 630 milhões -, da Wikipedia – 300 milhões – e do site de entretenimento adulto XVideos – 620 milhões.

O portal paulista fica atrás apenas de gigantes, como a versão em inglês do Google – 4 bilhões de acessos -, portais de comunicação como UOL – 1 bilhão – e o Facebook – 900 milhões.

Os dados da SEMrush, especializada em marketing digital, mostram que o portal paulista é a principal fonte de informação governamental no Brasil. A equipe do Governador João Doria credita o resultado ao pré-cadastro para a vacinação e à publicação de todos os dados relacionados à pandemia, como o Vacinômetro – o placar da vacinação do estado -, as regras do Plano São Paulo de funcionamento de comércios e serviços.

“Uma série de fatores contribuiu para esse resultado, passando pelo desenvolvimento da vacina e todas as informações a seu respeito, as ferramentas criadas para organizar e monitorar a vacinação, como o site Vacina Já e o Vacinômetro, e a ampliação de oferta de serviços online pelos órgãos estaduais, em especial o Poupatempo. Com isso, o portal do Governo de SP virou uma ferramenta essencial de consulta aos cidadãos nesse momento, em que as fake news também aumentaram de forma exponencial”, comenta o Secretário de Comunicação do Estado, Cleber Mata.