Relatório do Governo de SP mostra impacto das ações contra o coronavírus

Documento estabelece a relação entre 471 ações e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o Pacto Global da ONU

qui, 02/07/2020 - 14h33 | Do Portal do Governo

As 471 ações do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à pandemia de coronavírus impactaram positivamente 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, compromisso dos países-membros da Organização das Nações Unidas com o desenvolvimento sustentável.

O relatório, que detalha as ações e seus impactos, foi apresentado ao Pacto Global da ONU nesta quinta-feira (2) e pode ser acessado aqui.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Segundo o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, São Paulo está cumprindo com o seu dever: “Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade”, explicou. O Governo do Estado é signatário da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e o compromisso com a Agenda 2030 e os 17 ODS está firmado na lei que estabeleceu o Plano Plurianual – PPA 2020-2023 do Estado.

“Em São Paulo, seguimos nove objetivos estratégicos estabelecidos n o PPA, que devem ser alcançados até 2023. Mas a ação do Estado tem como perspectiva o planejamento a longo prazo proposto pelos ODS”, explica o Secretário Executivo da Casa Civil, Antonio Carlos Rizeque Malufe, que preside a Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Relatório

A publicação “Impacto das ações do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” apresenta 471 medidas implementadas no período de 10 de março a 11 de junho de 2020. Todas as ações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo e reunidas pelo Comitê Extraordinário COVID-19.

A análise evidenciou as correlações entre as decisões do Governo durante a pandemia e os grandes desafios globais. Nos ODS, estão metas como o desenvolvimento de vacinas para doenças transmissíveis; a oferta de alimentos e água potável para pessoas em situação de vulnerabilidade; o acesso à educação de qualidade; a prioridade para a inovação e o progresso tecnológico.

“Assumimos o compromisso global proposto pela Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás durante a crise do novo coronavírus. O relatório registra esse compromisso”, afirma o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, cuja pasta possui diálogo permanente com governos de outros países para manter São Paulo atualizado sobre as estratégias globais de enfrentamento à COVID-19.

“A pandemia reforçou a convicção do Governo do Estado de São Paulo sobre a importância da cooperação internacional”, ressaltou o Secretário.