Presídio de Pirajuí promove campanha de combate à hipertensão e diabetes

Servidores da Penitenciária I de Pirajuí foram avaliados por profissionais de saúde e alertados sobre os cuidados preventivos com a Covid-19

qua, 08/07/2020 - 13h33 | Do Portal do Governo

Durante quatro dias, entre 2 a 5 de junho, a Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz”, de Pirajuí, promoveu ações de prevenção e combate à hipertensão e diabetes com 160 servidores. A iniciativa foi ativada porque portadores dessas doenças integram o grupo de risco para Covid-19.

A presidente da Cipa, Mary Aparecida Macedo Shamas, destaca que a ação teve como objetivo alertar os funcionários sobre os cuidados preventivos, uma vez que a maioria que atua na unidade tem mais de 40 anos de idade.

“Todos foram orientados. Em alguns casos, a verificação e testes foram refeitos no dia seguinte, para sanar dúvidas”, frisa.

A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Está associada a fatores de risco, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.

Os sintomas costumam aparecer somente quando há níveis elevados de pressão: dores no peito e na cabeça, tonturas, zumbido nos ouvidos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

“Esse tipo de campanha tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, tendo em vista que essas doenças podem ser silenciosas”, alerta a auxiliar de enfermagem Aline Aparecida Pereira Ulian.