Governo do Estado atualiza Plano SP e estende quarentena até 23 de agosto

Regiões de Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté avançam de fase

sex, 07/08/2020 - 14h41 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Décima atualização do Plano SP prorroga quarentena até o dia 23 de agosto
  • No momento, 86% da população do estado estão em regiões localizadas na fase amarela
  • Das 17 áreas de DRSs, apenas Franca e Registro permanecem na etapa vermelha

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (7) a décima atualização do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e reabertura gradual e faseada da economia. A quarentena foi prorrogada até o dia 23 de agosto.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Plano São Paulo: balanços e protocolos para retomada
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Nove áreas de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) progrediram de fase e estão agora na etapa amarela, menos restritiva em relação às atividades econômicas e à mobilidade social. São elas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté. A medida passa a valer a partir deste sábado (8), excepcionalmente.

Coletiva de imprensa com Área do Governo e Área da Saúde.

“Estamos passo a passo, com muito cuidado, com muita segurança, sem precipitação, sem politização, vencendo gradualmente o coronavírus no estado de São Paulo”, disse Doria. “Esta é uma ótima notícia para mais de 15 milhões de brasileiros que vivem em São Paulo nestas nove regiões. Mas isto, obviamente, não deve significar nenhum relaxamento contra o coronavírus, nenhum relaxamento com as medidas restritivas de cuidados pessoais. Qualquer descuido pode ser fatal”, completou o Governador.

Com a atualização, 86% da população do estado estão em regiões localizadas na fase amarela. A capital, as sub-regiões Sudoeste, Sudeste e Leste da Grande São Paulo, a Baixada Santista e Araraquara permanecem na etapa amarela, fase que permite reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia. A permanência por 28 dias seguidos na fase amarela também permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Agora que estamos nessa estabilização, precisamos buscar juntos a redução. Esse retorno gradual não pode ser de uma forma que a gente baixe a guarda, muito pelo contrário. O uso da máscara ainda é mais importante, o respeito aos protocolos também”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Das 17 áreas de DRSs estabelecidas no Plano São Paulo, apenas Franca e Registro permanecem na etapa vermelha, com restrição total ao atendimento presencial de comércios e serviços não essenciais.

“Das regiões que seguem na fase vermelha, a de Franca mostrou também uma reação muito forte na sua capacidade hospitalar ao longo dos últimos dias. Saímos de 4,32 leitos por 100 mil habitantes, atingimos 9,2 e vamos chegar no triplo de leitos do que era antes”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A sub-região Oeste da Grande São Paulo regrediu para a fase laranja, onde permanecem as regiões de Barretos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e sub-região Norte da Grande São Paulo. Esta etapa permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.

“Com 86% da população na fase amarela, estamos ainda na metade da progressão do plano São Paulo, falta progredir para a fase verde, depois para a fase azul. E o isolamento vai gradativamente migrando para aquilo que nós chamamos de distanciamento consciente”, concluiu o coordenador do centro e contingência do Estado de São Paulo, José Medina.

Veja aqui a apresentação da atualização do Plano SP.