Governo do Estado apresenta terceira atualização de painel do Plano SP

Regiões de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto estão na fase de restrição total a atividades não essenciais

sex, 19/06/2020 - 14h12 | Do Portal do Governo

Coletiva e Imprensa com Área do Governo e Saúde

resumo em 3 tópicos

  • Cidades dos DRSs de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto estão na fase de restrição total a comércios e serviços não essenciais
  • Terceira atualização do painel revelou indicadores satisfatórios de capacidade hospitalar e de variação de casos de COVID-19 na maioria das áreas das 17 DRSs
  • Desempenho decorre da robusta ampliação de leitos neste mês, mas variações semanais de internações e mortes ainda preocupam

O Governador João Doria apresentou nesta sexta-feira (19) a atualização semanal do painel de classificação de fases de retomada econômica do Plano São Paulo. Devido a indicadores preocupantes de saúde no enfrentamento ao coronavírus, as cidades dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto estão na fase de restrição total a comércios e serviços não essenciais até a próxima revisão.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Sempre que necessário, tomaremos medidas mais duras se assim for a referência do Comitê de Saúde. E avançaremos no Plano São Paulo se o comitê assim o referendar. Nenhuma decisão do plano de saúde do Governo de São Paulo é tomada por impulso político, vontade do Governador ou pressão empresarial, econômica ou política. Quem determina todas as ações é a saúde”, disse Doria.

A terceira atualização do acompanhamento da pandemia revelou indicadores satisfatórios de capacidade hospitalar e de variação de casos de COVID-19 na maioria das áreas das 17 DRSs, incluindo a capital e cinco sub-regiões da Grande São Paulo. Esse desempenho decorre da robusta ampliação de leitos conduzida pelo Estado neste mês, mas as variações semanais de internações e mortes ainda preocupam, o que deixa a maior parte dos municípios na fase laranja do plano. O terceiro balanço está disponível neste link.

Essa etapa prevê reabertura de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings centers em horários restritos e com capacidade de atendimento presencial bastante reduzida. Bares, restaurantes, salões de beleza e academias continuam fechados ao público, mas podem funcionar em sistema de retirada na porta, entrega por telefone ou aplicativo ou atendimento domiciliar.

O Estado também detectou piora nos índices de cidades como Campinas e Sorocaba, por exemplo, mas os dados das respectivas regiões não indicaram a necessidade de regressão de etapa do Plano São Paulo nos demais municípios do entorno. Porém, as prefeituras de cidades com piora significativa receberão uma nota técnica recomendando restrições locais.

“Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Esta autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Ele citou as Prefeituras de Jaguariúna e de Valinhos, ambas na região de Campinas e que adotaram medidas mais rígidas que as da fase laranja até que os indicadores locais de saúde voltem a melhorar.

Comportamento da pandemia

Na média estadual dos últimos sete dias em relação ao período anterior, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para COVID-19 de 69,1% para 66,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 18,1 para 19,1.

Também na comparação entre os registros estaduais da semana atual com a anterior, as médias de casos e internações na comparação à semana anterior tiveram queda de 10% e 1% respectivamente. Entretanto, a taxa semanal de mortes subiu 7% em relação ao mesmo período da última reclassificação.

“Quero continuar fazendo um apelo à população do estado de São Paulo para que fique em casa e respeite a quarentena. Volto a lembrar, estamos em um período de quarentena, a recomendação do Governo é para que as pessoas permaneçam nas suas casas, exceto as que precisam sair. E, ao sair, usem máscaras, lavem constantemente as mãos e obedeçam ao distanciamento social de um metro e meio”, lembrou o Governador.