Governo de SP promove “Dia C” de vacinação infantil contra COVID neste sábado

Postos de vacinação estarão abertos até as 19h para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos de idade

sáb, 05/02/2022 - 10h29 | Do Portal do Governo

Abertura do “Dia C de Vacinação”

O Governador João Doria participou neste sábado (5) da abertura do “Dia C de Vacinação” das crianças de 5 a 11 anos de idade contra a COVID-19. A ação ocorreu no Centro de Saúde de Pinheiro, na Capital, e a iniciativa faz parte da mobilização que ocorre em todo o estado, em parceria com os 645 municípios, para ampliar a cobertura vacinal no público infantil.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Já abrimos o Dia C com mais de 1 milhão e 740 mil crianças na faixa de 5 a 11 anos vacinadas aqui no estado de São Paulo, o que representa 43,9% deste público, um número bastante expressivo. A nossa expectativa é superarmos hoje 50% de crianças imunizadas”, disse Doria.

Mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h neste sábado (consulte a programação do seu município) para a aplicação da primeira dose da vacina. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a COVID-19.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito que todos pudessem abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

“É fundamental que os pais e responsáveis compareçam com seus filhos aos postos de vacinação e se protejam contra o coronavírus. Será uma grande mobilização envolvendo todos os municípios do Estado para ampliarmos a cobertura vacinal das nossas crianças”, destacou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

SP já aplicou 1,7 milhão de doses de vacina no público entre 5 e 11 anos de idade, o que representa 43,9% deste público-alvo. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

Vacinômetro infantil e pré-cadastro

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br).

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.