Governo de SP envia 250 bolsas de plasma para tratar pacientes com COVID-19 em Manaus

Insumo proveniente de bancos de sangue será encaminhado nesta quarta (20) e quinta-feira (21) pelo Instituto Butantan

qua, 20/01/2021 - 13h53 | Do Portal do Governo

Coletiva de Imprensa com Área do Governo e Área da Saúde

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (20) que o Estado de São Paulo irá encaminhar 250 bolsas de plasma convalescente para tratamento de pacientes com COVID-19 em Manaus (AM).

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“É um volume expressivo de sangue para atender pacientes graves e que estão internados. Com essa quantidade de sangue, poderemos ajudar a salvar vidas em Manaus. Essa é mais uma atitude solidária do Governo do Estado de São Paulo para os manauaras e para a população amazônica”, disse Doria, que também fez um apelo para a doação de sangue no Estado.

Dois carregamentos – um de 150 bolsas e outro de 100 – serão encaminhados a Manaus nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de janeiro, respectivamente, pelo Instituto Butantan.

O material foi recebido dos hemocentros da Fundação Pró-Sangue, Ribeirão Preto, Campinas, Colsan e do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo desta ação de captação de plasma convalescente é evitar que os pacientes com COVID-19 evoluam para uma fase grave da doença.

Para envio das bolsas o Butantan contratou transporte aéreo por meio da Gol, além de providenciar gelo seco e todas as embalagens necessárias.

Ao contrair COVID-19, o paciente cria anticorpos em seu sistema imunológico para combater o vírus. O plasma convalescente, rico em anticorpos, pode ser coletado de uma pessoa recuperada da doença e depois transfundido para pacientes que ainda lutam contra o vírus, o que pode acelerar o processo de recuperação por meio de impulso ao sistema imunológico.