Etecs e Fatecs produzem material de limpeza no combate à Covid-19

Professores e alunos fabricam álcool gel 70%, água sanitária, detergente e desinfetante para hospitais, casas de repouso e entidades sociais

seg, 13/04/2020 - 13h37 | Do Portal do Governo

Professores e estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais se sensibilizaram com a falta de álcool em gel 70% nas prateleiras do comércio. Aliando conhecimento tecnológico aos laboratórios e equipamentos disponíveis nas unidades, eles estão ajudando a reforçar estoques de hospitais, casas de repouso e entidades sociais em diversas regiões do Estado.

Capital e Grande ABC

Nesta segunda-feira, (13), a Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas, da Capital, começa a produzir álcool em gel 70%. Inicialmente, serão produzidos 175 quilos da substância (200 frascos de 200 mililitros) para doação a quatro Unidades de Básicas de Saúde (UBS) e instituições que cuidam de idosos na zona leste da Capital, região na qual se localiza a Etec.

“Em momentos de crise como este, a importância do conhecimento técnico e científico para salvar vidas se torna mais evidente”, avalia o diretor da Etec, Milton Santana. “Nossos professores e alunos demonstram solidariedade e responsabilidade social ao colocarem suas habilidades à disposição da comunidade.”

Outra unidade da zona leste, a Etec Parque Belém, está produzindo material de limpeza e higienização de ambientes. Semana passada, foram fabricados 100 litros de água sanitária – a expectativa é produzir mais 80 litros nesta semana, além de 40 litros de detergente. Os produtos serão doados para duas instituições assistenciais próximas à Etec.

“Mobilizamos cerca de 20 voluntários, entre funcionários e professores de todos os cursos da Etec, que estão motivados a ajudar a comunidade local na prevenção ao novo coronavírus”, afirma a diretora da escola, Fúlvia Napolitano. “Eles se dividem em tarefas como busca por doações de matérias-primas e insumos, elaboração da rotulagem, produção laboratorial, separação e entrega dos vasilhames, entre outras.”

No Grande ABC, a Etec de Rio Grande da Serra deve começar a usar seu laboratório de química para produzir desinfetante ainda nesta semana.

Outras regiões

De acordo com levantamento feito junto às unidades, até o momento, as Etecs Conselheiro Antonio Prado (Campinas), Profª Carmelina Barbosa (Dracena), Amin Jundi (Osvaldo Cruz) e a Fatec Capão Bonito já produziram 500 quilos de álcool em gel. A previsão é entregar mais 680 quilos do material e 150 litros de sabão líquido nas próximas semanas. Leia mais aqui.