Estudantes de Etecs realizam testes contra a Covid-19 em eventos públicos

Professores e estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) divulgam o protocolo de biossegurança contra a Covid-19 e aplicam testes

qui, 30/09/2021 - 16h50 | Do Portal do Governo

Estudantes do curso técnico de Enfermagem do Centro Paula Souza (CPS) estão tendo a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desde o mês de julho, as turmas do terceiro e quarto módulos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) trabalham em eventos públicos fazendo testagem para detecção da Covid-19, orientando sobre o protocolo sanitário e aplicando questionários de anamnese.

À frente destas atividades estão as Etecs Carlos de Campos, Carolina Carinhato Sampaio e Uirapuru, todas da capital, além da unidade de Barueri.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Carlos de Campos, Fabiane Lima, essas experiências trazem diversos aprendizados. “Nessas oportunidades, os alunos colocam em prática os protocolos de biossegurança, reforçam as medidas sobre prevenção e uso correto dos EPIs, além de treinar habilidades como a gestão de tempo e espaço”, explica.

Sob a coordenação de professores, os alunos realizaram as atividades que foram contabilizadas como horas de estágio. Na agenda dos futuros técnicos de Enfermagem, estiveram o anúncio do Novotec Expresso no auditório da sede administrativa do CPS; Jogos Escolares Paralímpico do Estado de São Paulo; entrega de veículos para auxiliar as atividades de unidades do Procon no Estado; Feira das Feiras Criativas; e o lançamento dos programas do Governo do Estado Bolsa Povo Educação, Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor.

Eventos melhoram competências

A coordenadora do curso técnico de Enfermagem da Etec Carolina Carinhato Sampaio, Daniele Teixeira, ressalta que o trabalho dos alunos em eventos públicos amplia a percepção sobre a profissão. “A prática da Enfermagem e a assistência à saúde são relações com a comunidade que podem ocupar vários espaços”.

A experiência do contato com a comunidade foi um aspecto positivo lembrado também pela docente e coordenadora do curso técnico de Enfermagem da Etec de Barueri, Cynthia Lima Rossetti. “Esse tipo de prática é importante também para a escola que ganha visibilidade junto à população e ao poder público”, afirma.

Para a coordenadora da Etec Uirapuru, Valéria Reigada, o trabalho de abordagem desenvolve também habilidades socioemocionais dos alunos. “Além de reforçar conceitos relacionados à prevenção e cuidados com a saúde, o estudante tem a chance de trabalhar em equipe e treinar a sua comunicação e segurança no contato com o público”, reforça a professora.

A formação no técnico de Enfermagem registra a maior relação candidato/ vaga nos Vestibulinhos das Etecs dos últimos anos. No processo seletivo para o segundo semestre de 2021, o curso oferecido pela Etec de Suzano foi responsável pela relação candidato/vaga mais alta: 26,78.