Estado de SP tem 467 cidades sem óbitos por COVID-19 na última semana

Balanço indica que 72% dos municípios não tiveram novas mortes desde 28 de setembro; não houve vítimas fatais em 276 localidades no mês

qua, 06/10/2021 - 13h40 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (6) que 467 municípios do estado de São Paulo não registraram óbitos por COVID-19 na última semana, o que significa que sete a cada 10 cidades paulistas não tiveram novas vítimas fatais da doença desde 28 de setembro. O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“72% das cidades de São Paulo não tiveram mortes por COVID-19 na última semana. O resultado reflete o impacto positivo do avanço da vacinação em São Paulo, que assumiu a liderança do ranking como o estado que mais vacina no Brasil”, disse Doria.

A melhoria nos indicadores é notada de forma sustentada no decorrer do último mês: não houve registro de novas mortes em 276 cidades entre 5 de setembro e 5 de outubro. Observando-se somente a última quinzena, a proporção é de 401 municípios sem vítimas desde 21 de setembro.

A análise foi feita a partir de dados que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

Coletiva de imprensa do governo com a área da saúde

“Já vivemos momentos em que não conseguíamos fazer mais do que era feito. Agora olhando esses números, observamos que a vacinação foi eficaz e é um ato pela vida”, citou o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Indicadores da Saúde

O avanço da vacinação reflete na redução dos indicadores da COVID-19 no Estado. A média diária de casos notificados e de hospitalizações por semana epidemiológica caiu ao nível mais baixo deste ano. A semana epidemiológica atual conta 563 novas hospitalizações, queda de quase 1%.

Nesta semana epidemiológica foram notificados 139 novos óbitos, queda de 2,8% de mortes em relação à semana anterior. A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está em 31,49% no Estado e 39,15% na Capital. São 2.244 pacientes internados em UTI em todo o estado.

“O número de pacientes internados nas unidades de terapia intensiva hoje é de 2.244. No dia primeiro de abril, eram 13.150 pessoas internadas, portanto, quase 11 mil pessoas internadas a menos. Isso é o resultado da vacinação e esses dados são similares aos que tivemos em maio e junho de 2020, antes do pico da primeira onda da COVID-19”, lembrou o Secretário de Saúde.

Confira a apresentação dos indicadores de saúde: https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_sa_de_52215b66650e7e.