Estado de SP aplica mais de 420 mil doses contra Covid-19 no “Dia C de Vacinação”

Superando 95 milhões de doses aplicadas, mais de 90% da população receberam ao menos uma dose; ação teve mais de 5 mil postos de vacinação

sáb, 05/02/2022 - 19h56 | Do Portal do Governo

São Paulo aplicou neste sábado (5) mais de 420 mil doses de vacina contra Covid-19, ultrapassando 95 milhões de doses aplicadas no total. Durante todo o dia de hoje aconteceu o “Dia C de Vacinação” em todo o Estado para incentivar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade. O Governador João Doria participou da abertura do evento no início da manhã no Centro de Saúde de Pinheiros, na capital.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde aponta, até as 19h50 de hoje, a aplicação de mais de 420,8 mil doses, sendo 187,1 mil voltadas para o público infantil. Os pais e responsáveis também aproveitaram a data para tomar a dose de reforço, que teve um total de 211,8 mil doses aplicadas. Outras 21,9 mil pessoas que estavam com a imunização atrasada completaram seu esquema vacinal com a segunda dose. Mais de 90% da população já recebeu pelo menos uma dose e 80% está com a imunização completa com duas doses.

Mais de 5 mil postos estiveram abertos das 7h às 19h neste sábado (de acordo com a programação de cada município) para a aplicação dos imunizantes. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou R$5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito que todos pudessem abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

“O balanço desta ação especial é bastante positivo e contou com a participação dos profissionais de saúde dos 645 municípios. Foi oportunidade para os pais e responsáveis levarem seus filhos aos postos de vacinação e tomarem suas doses atrasadas, como a dose de reforço, por exemplo. Continuaremos vacinando nos próximos dias para aumentar a proteção das crianças contra a Covid-19”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A vacinação para o público infantil continua neste domingo (consulte a programação de cada município) e o objetivo é ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.