Especialidades no IMREA HCFMUSP ajudam pacientes a enfrentar sequelas da COVID-19

Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP (IMREA) tem recebido pacientes com sequelas

sáb, 31/07/2021 - 12h04 | Do Portal do Governo

Referência na reabilitação em São Paulo, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP (IMREA) tem recebido pacientes com sequelas físicas e neurológicas deixadas pela Covid-19. Após a contaminação, essas pessoas lutam para voltar à condição normal. Para isso, contam com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.

A Profa. Linamara Rizzo Battistella, Titular de Fisiatria – Medicina Física e Reabilitação – da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do IMREA e do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, diz que “o Brasil segue vacinando, enfrentando com agulhadas esse vírus devastador. São Paulo nunca correu tanto contra o tempo, pela vida. E não é para menos!! Vencemos as mortes por contaminação, mas ficamos com o ônus do contágio. Quem sobreviveu continua lutando pela vida, por qualidade de vida, por recuperação da vida de antes. Não tem sido fácil! As sequelas são inúmeras, desde fraqueza muscular até lapsos de memória e exaustão”.

“O IMREA segue acompanhando e reabilitando centenas de pacientes com Síndrome pós Covid-19. O desafio ainda não terminou!! O Hospital salva vidas, mas estamos lutando para devolver essas vidas para a sociedade”, conclui a Professora Linamara.

Assista ao vídeo produzido pela FAPESP aqui.