Enfermeira que teve COVID-19 no início da pandemia é a primeira vacinada em Santos

Profissionais de saúde começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (20), com a presença do Governador João Doria

qua, 20/01/2021 - 12h35 | Do Portal do Governo

Início da imunização em Santos

O Governador João Doria participou do início da vacinação contra COVID-19 em Santos, nesta quarta-feira (20). A enfermeira Almira Dias Marques, 56 anos, recebeu a primeira dose da vacina do Butantan, no Complexo Hospitalar dos Estivadores.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Neste exato momento, ultrapassamos 13 mil pessoas vacinadas em São Paulo. É o estado do país com maior número de vacinados e sempre, obviamente, profissionais de saúde. A vacinação continua em bom ritmo e ao longo dos próximos dias iremos atender a totalidade dos municípios e unidades de saúde”, destacou Doria logo após a aplicação das primeiras doses.

A enfermeira Almira foi contaminada em março de 2020, logo no início da pandemia, e hoje se mantém atuante na linha de frente de combate à doença. “A vacina é nossa grande luz no fim do túnel. As pessoas precisam se vacinar porque a Ciência fez muito para que a vacina chegasse para nós de forma eficaz e rápida. É a grande esperança no combate”, afirma, emocionada. “Espero que eu represente de forma bem digna todo mundo que vem aí trabalhando arduamente na luta contra a COVID”, conclui.

Formada em Enfermagem há 33 anos, é também servidora pública estadual por 28 anos no Hospital Guilherme Álvaro, localizado também em Santos. Além disso, tem 16 anos de atuação na rede municipal de saúde, entre o trabalho na Vigilância Epidemiológica e no Pronto Socorro Zona Orla, que foi transformado em Centro de Testagem de COVID-19 na pandemia. No Estivadores, participou ativamente da criação do Protocolo Assistencial de Enfermagem para o paciente com COVID- 19, bem como o treinamento prático para coleta de amostras pela equipe de Urgência e Emergência.

As doses da vacina do Instituto Butantan saíram da capital na noite de terça-feira (19) e nesta manhã já estavam preparadas para os primeiros profissionais que atuam na unidade.

A distribuição das vacinas, seringas e agulhas para o interior começou na segunda-feira (18) para os cinco hospitais-escola do interior. Ainda na segunda, os Hospitais das Clínicas de Campinas e de Botucatu já começaram a aplicar as doses em suas equipes; na terça (19), o mesmo ocorreu no HC de Ribeirão Preto e no Hospital de Base de São José do Rio Preto, dando continuidade à campanha que começou no domingo (17) no HC de São Paulo, minutos após aprovação do uso da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa.

Hoje, mais caminhões com grades de vacinas e insumos saem do Centro de Distribuição e Logística (CDL), na capital, rumo a polos regionais para redistribuição às Prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Os municípios também deverão imunizar a população indígena com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

Cada serviço de saúde será responsável pelo preenchimento dos sistemas de informação oficiais definidos pela Secretaria da Saúde para monitoramento da campanha.

A divisão das grades considera o quantitativo proporcional de vacinas esperado para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde, baseado na última campanha de vacinação contra a gripe.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgados pelo Governo de São Paulo.