Centro de Contingência alerta sobre dispersão do coronavírus no interior de SP

Polos regionais, como Campinas, Bauru e São José do Rio Preto, apresentam risco de disseminação do vírus até cinco vezes maior

qua, 29/04/2020 - 11h25 | Do Portal do Governo

A pandemia de COVID-19 está se espalhando pelo interior do Estado de São Paulo, segundo o alerta do Centro de Contingência do Coronavírus, com base em um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) coordenado pelo professor Carlos Magno Fortaleza, também integrante do grupo.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O levantamento foi apresentado durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nessa terça-feira (28). A modelagem mostra que as cidades consideradas polos regionais, como Campinas, Bauru e São José do Rio Preto, apresentam cinco vezes mais chances de disseminação do vírus do que outras cidades menores, com baixa densidade populacional e menor conectividade com municípios de sua região (veja o mapa e os dados abaixo).

Coletiva de imprensa da Secretaria da Saúde 28\04\2020

A pesquisa aponta ainda que a rota de disseminação do vírus se concentra ao redor da capital, na Região Metropolitana, e se dissemina pelas principais rodovias que cortam o interior do Estado.

Além da densidade populacional, o estudo observou a distância como outro fator importante de dispersão da COVID-19. “O risco imediato, como é a condição de vigilância neste momento, é 25% menor a cada 100 quilômetros de distância da capital”, ressaltou o docente. Portanto, há tanto o salto entre os grandes centros regionais quanto à difusão por vizinhança e contiguidade de municípios.

Dados da COVID-19

O Estado registrava 2.049 óbitos nesta terça-feira (28). Desse total, 728 residiam em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, por onde a doença tem crescido – são 141 municípios com pelo menos um óbito, incluindo a capital.

Quase metade do total de municípios em SP já foi alcançada pela COVID-19. Das 645 cidades de SP, 305 tiveram pelo menos um caso da doença. Entre os 24.041 confirmados em todo o território, 8.644 dos infectados moravam fora da cidade de São Paulo.

O estudo da Unesp elenca quinze cidades que, juntas, concentram 70% do total de casos e mortes em SP. Confira abaixo o mapa e, na sequência, a tabela com os dados atualizados referentes a esses municípios.

DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

Casos e óbitos nesses municípios:

MUNICÍPIOS CASOS ÓBITOS
SÃO PAULO 15397 1321
SANTOS 495 41
CAMPINAS 320 12
SÃO JOSE DOS CAMPOS 194 10
RIBEIRÃO PRETO 110 7
SOROCABA 101 19
BAURU 85 6
SÃO JOSE DO RIO PRETO 83 8
ARAÇATUBA 60 2
ARARAQUARA 56 3
BOTUCATU 52 2
PRESIDENTE PRUDENTE 18 2
VOTUPORANGA 15
ILHA COMPRIDA 13 1
MARÍLIA 9 1
Total (15 cidades acima) 17008 1435
Total geral do Estado* 24041 2049

*A lista completa, por cidade, pode ser acessada em http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.

Isolamento social

Carlos Magno Fortaleza enfatizou que é preciso manter expressivo índice de isolamento social nesses polos, para evitar que o contágio atinja também os de menor porte, seguindo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que prevê quatro tipos de municípios no interior: os polos regionais, os extremamente conectados com polos, os menos conectados e os rurais.

“É grande a necessidade de que os grandes centros regionais mantenham maior rigor no isolamento, o que vai impactar nos demais [em relação à circulação do vírus]”, afirma o professor da Unesp.

Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o infectologista David Uip salientou que existe uma falsa sensação de que o interior paulista está protegido contra a COVID-19, mas, se não houver cooperação por parte dos moradores, especialmente dos centros regionais, a doença poderá se alastrar ainda mais pelo Estado.

“Como o professor Fortaleza deixou claro, há uma difusão evidente da pandemia para o interior. Ela está atrasada em relação ao município de São Paulo, à área metropolitana, mais ou menos em duas semanas. Por quê? Por conta das medidas de confinamento e afastamento social que foram adotadas precocemente no Estado. Além disso, os mapas epidemiológicos, o ecossistema e a georreferência serão um conjunto de dados para subsidiar as decisões e aconselhamentos do Governo do Estado”, destacou David Uip durante a coletiva de imprensa.

O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, também reforçou a importância das medidas de isolamento social nas cidades paulistas para evitar a propagação do vírus. “Não há dúvida de que o isolamento social menor representa casos a mais da doença, e casos a mais significam óbitos a mais. Nós estamos trabalhando em alerta amarelo”, disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (28).

O presidente do Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS), Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, participou da coletiva de imprensa e abordou a interação com o Centro de Contingência do Coronavírus.

“A ideia de que a presença do COSEMS nesse grupo é que as decisões tenham um caminho mais rápido, pois, na realidade, o problema acaba sendo lá na ponta, no município, onde as coisas acontecem realmente. Temos uma realidade na Grande São Paulo e outra no interior. A nossa participação é para que consigamos disseminar a informação e tentar também ser uma mão de dupla via, do comitê para os municípios e dos municípios para o comitê”, pontuou.