Alunos e professores das Etecs estão na linha de frente da vacinação contra a Covid-19

Em parceria com as prefeituras, estudantes do curso técnico de Enfermagem vacinam docentes e idosos durante estágio supervisionado

seg, 03/05/2021 - 14h12 | Do Portal do Governo

Engajados na campanha de imunização para ajudar a comunidade neste momento crítico de pandemia, alunos e educadores do curso técnico de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão vacinando os idosos que têm entre 65 e 75 anos e professores das redes pública e privada com 47 anos ou mais.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Além do valor social e da experiência que a iniciativa proporciona aos alunos, a prática ainda poderá ser contabilizada como estágio regular para quem está cursando as disciplinas de saúde coletiva e vigilância em saúde. Para participar da campanha, os alunos são imunizados e orientados a seguir rigorosamente o protocolo de segurança.

No município de Itapetininga, 70 estudantes da Etec Darcy Pereira de Moraes, que cursam o segundo e o quarto módulos do curso técnico de Enfermagem, aplicam as doses sob a supervisão de sete professores e de profissionais da prefeitura.

Para a diretora da Etec de Itapetininga, Daniela Fogaça, a experiência é uma oportunidade para os alunos complementarem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Além do aprendizado técnico sobre administração e aplicação de imunizantes, a vacinação contra a Covid-19 tem contribuído para o domínio de outras habilidades, como conscientizar a população para a importância das medidas de proteção contra a doença”.

Os postos de vacinação da cidade estão localizados no Ginásio Municipal Ayrton Senna e no posto Atende Fácil na região central do município e o atendimento é realizado pelo sistema drive thru e pela forma convencional.

Os alunos da Etec foram divididos em sete grupos que se revezam na aplicação das doses. A parceria para ajudar na campanha de vacinação da prefeitura de Itapetininga está programada para o período de abril até o final de junho, com possibilidade de ser estendida até o final do ano.

Matão

Em Matão, 63 alunos e seis professores do segundo, terceiro e quarto módulos do curso técnico de Enfermagem da Etec Sylvio de Mattos Carvalho também participaram da vacinação com a Secretaria Municipal de Saúde. As horas dedicadas à atividade serão validadas como estágio regular nas disciplinas de saúde coletiva e vigilância em saúde.

A coordenadora do curso e enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Matão, Lucele Schiavetto, ressalta o compromisso dos alunos com o trabalho. “A vacinação está proporcionando o aprendizado técnico e, principalmente, de cidadania”.

Na primeira quinzena de abril, os alunos imunizaram 596 professores e 550 idosos. Os postos de vacinação funcionam na própria unidade da Etec, na UBS e também nas residências dos vacinados. A estudante do quarto módulo Raquel França destaca a relevância de poder trabalhar na área de saúde neste momento de pandemia: “Estamos levando doses de esperança e colaborando para vencer essa guerra”.

Araraquara

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara conta com o apoio da Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz na campanha de vacinação contra a Covid-19. Um grupo de 24 estagiários atua sob a supervisão de professores e profissionais de saúde em dois postos do município.

Dracena

No sudeste do estado, a Etec de Dracena, em parceria com a Secretaria de Vigilância Epidemiológica, também está participando da imunização de professores e idosos desde janeiro. São 25 estudantes do técnico de Enfermagem que trabalham em diferentes turnos na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (Emefi) João Vendramini e no Centro de Educação Profissional (CEP), localizados na região central do município.

Itapeva

Em Itapeva, os professores receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior, no dia 17 de abril, e a segunda dose está marcada para 15 de maio. Os alunos do quarto módulo do técnico de Enfermagem que fazem estágio participaram prestando suporte ao cadastramento e preenchimento de carteirinhas.

Jales

Um grupo de 57 estudantes do terceiro e quarto módulos da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho também estão imunizando professores e idosos no município de Jales. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e está acontecendo no Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso de Jales (Cievi), nas Igrejas Batista e de Santo Antônio e no Comboio Municipal.

Santa Rita do Passa Quatro

Mais de 1.500 pessoas foram vacinadas pela equipe de estagiários do técnico em Enfermagem na Etec Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro, desde o dia 1º de março. São 32 alunos que se revezam para ajudar na imunização que está sendo feita na própria Etec e nos postos de saúde do município.