Conheça as ações e programas do Governo de São Paulo voltados para as mulheres do estado

Nos últimos anos, o Governo de São Paulo se tornou pioneiro no desenvolvimento de diversos serviços prestados às mulheres. São programas de proteção e bem-estar, de combate à violência, de preservação da saúde, cultura, educação, empreendedorismo, entre outros. Aqui, a mulher tem protagonismo e espaço para o empoderamento, acesso a políticas públicas, serviços de qualidade e independência. Conheça os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.

Aplicativo SOS Mulher

Ferramenta oferece uma série de medidas protetivas à mulher e já recebeu 115 denúncias nos últimos dois anos

Exemplo do Aplicativo SOS Mulher

Vítimas de violência doméstica que estiverem em situação de risco podem acionar a Polícia Militar de SP apertando apenas um botão do celular por cinco segundos.

Após receber o alerta pelo aplicativo, a PM desloca uma viatura até o local da ocorrência.

Como usar

  • Baixe o aplicativo nas lojas virtuais Google Play e App Store

  • Faça o cadastro com dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP

  • Após a confirmação, o serviço poderá ser utilizado gratuitamente

SOS Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com a Secretaria de Políticas para Mulher.


Programa Dignidade Íntima

Você, mulher, nunca mais terá sua dignidade arranhada por falta de absorvente

Programa dignidade-intima

A iniciativa garante distribuição de absorventes para alunas da rede estadual, nas mais de 5 mil escolas atendidas e com o investimento somado de mais de R$ 65 milhões na aquisição de produtos de higiene menstrual.

Conheça o programa

Delegacias de Defesa da Mulher (DDM)

Governo de São Paulo intensifica atendimento nas Delegacias de Defesa da Mulher

Desde agosto de 2020, as DDMs atendem exclusivamente ocorrências de violência doméstica ou familiar e infrações contra a dignidade sexual praticadas contra pessoas com identidade de gênero feminino e contra crianças e adolescentes.

Além das DDMs, todas as delegacias de São Paulo estão preparadas para atender os casos de forma humanizada.

O atendimento policial às vítimas de violência também foi reforçado em 2020 com a ampliação da Delegacia Eletrônica e a criação da DDM Online.

Delegacias de Defesa da Mulher DDM

Bolsa do Povo

Governo de São Paulo amplia valores do Bolsa Povo e beneficia público feminino, que representa mais de 70% do programa

Bolsa do Povo

A participação feminina no programa atinge uma marca importante: mais de 70% das inscrições foram preenchidas por mulheres.

A iniciativa unifica todos os programas sociais de SP em um cadastro único com aumento dos valores pagos e ampliação da abrangência.

O Bolsa do Povo possui sete eixos programáticos: assistência social, qualificação profissional, educação, saúde, esporte, trabalho, habitação.

Bolsa empreendedor

Público feminino é maioria e une forças para empreender e expandir o mercado de trabalho

Programa, que foi criado para apoiar os empreendedores entre os grupos mais afetados no período da pandemia, recebe 75% de inscrições de mulheres.

O objetivo é impulsionar novos empreendimentos, incentivar pequenos negócios e tirar autônomos da informalidade. A iniciativa é ancorada em três pilares: auxílio financeiro, capacitação e formalização.

Prospera Família

Programa de mobilidade social que visa a redução da desigualdade

O programa contempla mais de 9,6 mil famílias monoparentais – mães e pais solo, que vivem em situação de extrema pobreza, em todo o estado. Cerca de 99% do público atendido é feminino.

A iniciativa tem como objetivo oferecer renda, mentoria , qualificação e acompanhamento a pessoas em situação de extrema pobreza e com dependentes da primeira infância, por meio da inclusão produtiva e da geração de renda.

Para participar , é necessário estar cadastrado no Cadastro Único e, preferencialmente, atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.


Casa da Mulher em SP

Mulheres que sofrem de violência física e verbal ganham espaço de acolhimento para troca de experiências e inclusão social

Mulheres em situação de vulnerabilidade têm à disposição 51 unidades espalhadas pelo Estado serviços de acolhimento, encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda, além de suporte jurídico e psicológico, realizado por equipe multidisciplinar.

O público-alvo: mulheres acima de 14 anos de idade de todas as raças, etnias, gêneros e deficiências, sem a exclusão de nenhuma categoria.

As casas contam com salão principal e palco para conferências e cursos em geral, salas de atendimento, brinquedoteca, área de gastronomia, sanitários e depósito para manutenção e limpeza.

Nove delas estão em estágio inicial de construção, nos municípios de Aramina, Barretos, Igarapava, Ilha Comprida, Nova Granada, Pederneiras, Restinga, Ribeirão Corrente e Santa Fé do Sul.

Águas da Prata, Aparecida, Araçatuba, Aramina, Araraquara, Araras, Barretos, Bebedouro, Boituva, Campo Limpo Paulista, Catanduva, Cristais Paulista, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Ibitinga, Igarapava, Ilha Comprida, Itajobi, Itapetininga, Itapeva, Itirapina, Jarinu, Leme, Limeira, Marília, Mococa, Mogi Guaçu, Nova Granada, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Pederneiras, Pindamonhangaba, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Presidente Epitácio, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Luis do Paraitinga, São Manuel, Sertãozinho, Sorocaba, Tatuí, Ubatuba, Votorantim.


Programa Creche Escola

Pensado especialmente para as mães que não têm com quem deixar o filho para ir trabalhar

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, para isso, o Governo de SP implementou o programa que prevê a construção de novas unidades de creches e escolas de educação infantil.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 554 unidades dentro do Programa Creche Escola e mais de 77 mil vagas criadas.

Programa Creche Escola

Como Funciona

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social. À FDE, entre outras ações, cabe a elaboração do projeto, além de vistorias mensais visando o cumprimento do cronograma físico-financeiro.

A iniciativa demonstra a importância das parcerias entre o Governo Estadual e as administrações municipais.