São Paulo de volta à rota dos grandes eventos esportivos do mundo

Modernizar o Complexo Esportivo do Ibirapuera é uma obrigação de quem o administra, no caso, o Governo de São Paulo por meio de sua Secretaria de Esportes. As instalações atuais são defasadas e inadequadas para treinamentos, competições e eventos esportivos em geral.

Com a concessão, São Paulo terá uma nova arena multiuso com 20 mil lugares totalmente capacitada a receber eventos do esporte e de diversos outros segmentos. Terá também espaço de portas abertas e gratuito para prática de atividade física, quadras poliesportivas e outros serviços. O foco do novo complexo continua sendo o esporte.

O Centro de Excelência Esportiva será remanejado também para locais com estrutura moderna e adequada. Os atletas serão selecionados com critérios claros, com alojamento, alimentação, atendimento médico e comissão técnica, utilizando espaços da Secretaria de Esportes e também de municípios da Grande São Paulo em forma de convênio.

São Paulo está de volta ao roteiro nacional e internacional de grandes eventos.

Aildo Ferreira, Secretário de Estado de Esportes de São Paulo

Acompanhe nossos vídeos

Saiba mais sobre o novo Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães

Em uma área de 95 mil metros², São Paulo terá uma arena multiuso com cerca de 20 mil lugares, totalmente moderna e com capacidade para receber grandes eventos esportivos de nível nacional e internacional. O novo complexo será aberto ao público com grande oferta de serviços, sempre com foco no esporte, inclusive com áreas para prática de atividade física totalmente gratuitas.

Outros complexos de sucesso

Veja abaixo alguns exemplos pelo Brasil e pelo mundo
*clique na imagem para ampliar

Informações e Documentos Importantes

Audiência Pública

Saiba mais

Condephaat

Saiba mais

Carta Aberta

Saiba mais

Notícias

Saiba mais

Cronograma Previsto

Saiba mais

Legislação

Decreto Lei 13-1

Saiba mais

Decreto Lei 17-1

Saiba mais

Sobre a área onde está implantado o Complexo

Saiba mais

Perguntas Frequentes

Veja as perguntas mais comuns relacionadas ao Novo Complexo do Ibirapuera

Não. A nova arena multiuso será uma área prioritariamente para eventos esportivos. Ela também poderá ser usada para shows, apresentações e outros eventos. Equipada com a tecnologia plug and play, a arena terá a estrutura necessária para, por exemplo, realizar um grande evento esportivo de nível internacional em um dia e um megashow musical no dia seguinte

O acesso ao complexo será gratuito, bem como às quadras poliesportivas, uma vez que a Lei 17.009/2019 determina a implantação de espaços para utilização pública. Somente serão pagos os eventos e, claro, o consumos nas áreas comerciais, de alimentação e outras.

A proposta de concessão prevê instalação de equipamentos esportivos que tenham, sim, programação gratuita e aberta à população.

A consulta pública foi realizada entre setembro e outubro de 2020. O edital de licitação deve ser publicado em dezembro de 2020.

O custo para reformar todo o complexo (inaugurado na década de 1950) seria superior à demolição e posterior implantação dos novos equipamentos. Tal expediente foi utilizado em outras arenas esportivas no Brasil e em todo o mundo, como o Allianz Parque, Wembley (Inglaterra), Vicente Calderón (Espanha) e o Pasrkstadion (Alemanha).

O projeto de concessão tem prazo de 35 anos, portanto, o estudo referencial levou em conta o cenário atual, mas também tem projeções futuras, não limitadas ao momento de pandemia. Todos os equipamentos comerciais que vierem a ser construídos levam em conta o maior fluxo de pessoas que o espaço receberá com o conceito de “portas abetas”, hoje inexistente, além da viabilidade econômica de todo o complexo.